Está desempregado? Veja 5 passos para conseguir um trabalho, segundo especialista amazonense

Trabalhadores tentando vagas no Sine. Foto: Divulgação

O número de desempregados no Amazonas chegou a mais de 246 mil neste ano, incluindo municípios da região metropolitana de Manaus e na própria capital, os índices do desemprego apesar de terem diminuído 2,5%, 2% e 2,2%, respectivamente nos três últimos meses de 2017 em comparação com o trimestre anterior. O dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Amazonas (IBGE-AM), divulgado em fevereiro de 2018.

Mesmo assim, a busca por uma oportunidade no mercado de trabalho continua grande e fica a cargo de pequenos detalhes. O candidato precisa se atentar na hora da entrevista para se destacar e ser escolhido entre centenas de pessoas na mesma situação.

Entretanto para ajudar as pessoas que se encontram sem trabalho, independente da idade ou da qualificação profissional, o Portal do Marcos Santos conversou com a especialista amazonense, coach e “headhunter”(espécie de “caçadora de cabeças”, que seleciona os melhores profissionais do mercado. É uma mediadora entre empresa e profissional), Paula Pedrosa, atua na área de Recursos Humanos há  mais de 15 anos. Ela preparou 5 passos para você conseguir um emprego, no entanto ela ressalta que é preciso ter uma boa disposição para tudo, desde enviar muitos currículos, comparecer a várias entrevistas e levar inúmeros ‘nãos’ sem desanimar. Confira as dicas:

1) Faça um bom currículo

Parece bobagem, mas não é. Faça um bom currículo. Ele é como a sua carta de apresentação, o seu documento. O currículo precisa ter sua experiência profissional e o seu objetivo. Deve conter ainda formação acadêmica, cursos complementares (principalmente os da sua área de atuação), idiomas e o nível de fluência. Coloque as empresas que já trabalhou, com o cargo, tempo de serviço e atividades que você exerceu em cada uma delas. Ele precisa estar sempre atualizado. Erros de português devem ser banidos. Faça uma boa revisão antes de enviá-lo.

Foto: Reprodução

2) Mantenha-se visível

Quem não é visto, não é lembrado, mas tem que ser de uma forma positiva da sua imagem. Você precisa estar com sua visibilidade em alta: faça um LinkedIn, coloque seu currículo em sites e portais de empregos (e não necessariamente pagos, existem diversos gratuitos), mande seu currículo para as consultorias de RH e agências de emprego. Mantenha suas redes sociais organizadas, nada de polêmicas e palavras de baixo-calão e nem exposição exagerada de corpo. Comporte-se como se estivesse sendo avaliado sempre.

Foto: Reprodução

3) Esteja disponível

Ao agendarem uma entrevista com você, coloque-se disponível no horário que for agendado. Só tente remarcar se for realmente necessário. Um ponto importante é não faltar a entrevista agendada. Caso haja imprevistos, avise ao entrevistador o quanto antes. Não avisar que vai faltar ao encontro pode tirar você do processo seletivo. A mesma coisa ao atender o telefone, seja sempre cordial. É muito feio se você atender o telefone de mal gosto, mas ao perceber que é sobre uma vaga de emprego, mudar sua atitude. Lembre-se que o processo seletivo já começa no primeiro contato.

Foto: Reprodução

4) Atenção na hora da entrevista

Atenção ao horário, local e data da entrevista. Caso você não saiba exatamente onde fica o lugar, saia com o máximo de antecedência possível. Se você vier a se perder, ainda assim você conseguirá chegar no horário. O ideal é chegar com 15 a 10 minutos de antecedência. Pesquise a empresa antes para já ir conhecendo um pouco e até abordar sobre isso durante a conversa. Seja inteligente e use isso a seu favor. Os avaliadores podem observar que se interessou e buscou conhecer melhor a empresa.

Foto: Reprodução

Indispensavelmente, leve seu currículo impresso mesmo que não seja solicitado. Isso demonstra cuidado e evita contratempos no caso de um problema na impressora, por exemplo. Vá com tempo para, se for necessário, você faça algum tipo de teste. Vá vestido de forma adequada para a entrevista, de acordo com seu cargo. Nem muito e nem pouco, vista-se de forma equilibrada.

5) Evite a ansiedade após a entrevista

Aguarde o retorno da empresa. Não adianta ficar ligando diariamente para pedir feedback. Caso demore mais de 1 semana, você pode ligar para tentar um retorno. Às vezes a empresa demora a decidir e algumas não têm a cultura de dar feedback ao candidato. Mas mantenha a calma, fé e aguarde.

Foto: Reprodução

Passo extra: Acredite

O importante é você fazer sua parte, ser um bom profissional na sua área, seja ela qual for. Você também precisa estar motivado.. Muitas pessoas já chegam na entrevista desmotivadas. Porém, essa atitude não ajuda.  “Como headhunter, tenho não só conhecimento, mas vivência de que as empresas procuram pessoas alegres, dinâmicas e proativas para produzirem mais. Faça a sua parte, acredite e confie em Deus”, finaliza a especialista.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *