No “Cacau Seguro”, 10 pessoas são presas e um adolescente apreendido

Durante operação foram cumpridos oito mandados de prisão e mais duas pessoas foram presas em flagrante. Fotos: Erlon Rodrigues/ PC-AM e Bruno Zanardo/ Secom

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em ação integrada com a Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria-Executiva-Adjunta de Operações (Seaop) e Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), deflagrou na manhã desta sexta-feira (11) a operação “Cacau Seguro”, que teve por objetivo combater o tráfico de drogas no Distrito de Cacau Pirêra, em Iranduba (distante 27 quilômetros em linha reta da capital).

A operação “Cacau Seguro” resultou nas prisões de 10 pessoas, sendo 8 em cumprimento a mandados de prisão preventiva e duas em flagrante, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão.

Ao longo dos trabalhos, um adolescente de 17 anos foi apreendido e um homem foi detido para prestar esclarecimento na unidade policial.

Operações

O resultado da operação foi divulgado durante coletiva de imprensa realizada às 10h de hoje (11/05), no prédio da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP). O vice-governador do Amazonas, Bosco Saraiva, esteve presente na coletiva e falou sobre a importância das ações integradas para o êxito das operações.

“A operação foi bastante exitosa. Foram cumpridos mandados de prisão, além de flagrantes. Foram apreendidas armas e drogas, o que é uma característica dessas regiões no entorno de Manaus. Com o trabalho integrado entre as polícias, estamos reprimindo a criminalidade. Seguimos protegendo a nossa sociedade e tirando de circulação essas pessoas que infestam as cidades com a presença de drogas”, enfatizou o vice-governador do Estado, Bosco Saraiva.

Presos

Camila de Araújo Rodrigues, 22; Ermilson Souza Barbosa, 30; Farley de Melo Oliveira, 35; Márcio Nonato Alves, 25; Priscila Freire das Silva, 27; Roberto da Costa Menezes, 29; Sandro da Costa da Silva, 30; Wallace Felix Cunha, 36, foram presos em cumprimento a mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas. Faley, Márcio e Sandro também foram autuados em flagrante pelo crime.

Luzineth do Nascimento Soares, 37, e Melquirem Moraes Soares, 37, foram detidos em flagrante por tráfico e drogas. Um adolescente de 17 anos foi apreendido por envolvimento com a prática ilícita. Um homem, que teve a identidade preservada, foi detido para prestar esclarecimentos sobre possível participação na venda de drogas no lugar.

Materiais apreendidos

Durante os trabalhos, os policiais apreenderam duas armas de fogo, cinco munições, R$ 1.754 em espécie, quatro porções de oxi, duas porções de cocaína, 24 trouxinhas de oxi, celulares, joias, balanças de precisão, material para mistura e embalo de drogas.

A secretária-executiva-adjunta da SSP-AM, Juliana Tuma, participou da operação e enfatizou que o intuito da ação policial no Cacau Pirêra foi desarticular o tráfico de drogas no lugar.

“É muito importante atacar o tráfico de drogas, pois surge em decorrência desse outros delitos como homicídios, roubos e furtos. Então, essa ação integrada é para combater o tráfico de drogas, que é a porta de entrada para os outros males”, pontuou.

Tuma destacou, ainda, que ações policiais integradas serão deflagradas em outros municípios do Estado. “Estamos dando continuidade ao trabalho de operações policiais nos municípios da Região Metropolitana de Manaus e em outras cidades do interior, baseado em indicadores estatísticos estratégicos de criminalidade. Então, essa é a importância da operação de hoje. O objetivo é estender os trabalhos para todos os municípios do interior”, disse.

Mais segurança

A delegada Linda Gláucia de Moraes, titular do Posto de Policiamento Integrado (PPI) situado no Distrito de Cacau Pirêra, ressaltou que a operação foi montada para trazer mais segurança aos moradores daquela localidade.

“Em outubro de 2017 foi montado o PPI no Distrito de Cacau Pirêra, quando chegamos ao local. Logo percebemos que o Cacau Pirêra estava com índices elevados de tráfico de drogas. Iniciamos um trabalho de combate para retomar o Poder Público no local, com o intuito de transformar o lugar seguro para as famílias poderem sair de suas casas tranquilamente”, declarou a delegada Linda Gláucia de Moraes.

Efetivo

Participaram da operação “Cacau Seguro” policiais civis lotados no Departamento de Polícia do Interior (DPI), 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Iranduba, 33ª DIP de Manaquiri, 34ª DIP de Careiro Castanho, 35ª DIP de Careiro da Várzea e integrantes do Grupo Força Especial e Resgate e Assalto (Fera).

Também participaram da ação policiais militares da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCães), além de policiais da Seaop e Seai, da SSP-AM.

Ao término dos procedimentos cabíveis na 31ª DIP, os sete homens foram levados ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM) e as três mulheres irão ser conduzidas ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF). O adolescente foi encaminhado à 2ª Vara do Tribunal do Júri, em Iranduba.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *