Deputados denunciam situação crítica da segurança pública no interior  

Municípios têm viaturas sucateadas e péssimas condições de trabalho para os policiais militares. Foto: Divulgação

“A Segurança Pública no Amazonas está em estado de penúria sob o comando de coronel que nunca sequer dirigiu um Batalhão.” A denúncia é do presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (líder do PR), após constatar que presos são conduzidos em triciclos no município de Japurá (AM) devido à falta de viaturas de duas e quatro rodas.

O município também não dispõe de coletes balísticos, lancha rápida e efetiva e o prédio da unidade militar está em péssimas condições para abrigar os policiais militares.

Na opinião do parlamentar o atual comandante deveria pedir para sair, uma vez que está acabando com a corporação, limitando-se apenas a dar ordem e realizar operações pífias nos terminais de ônibus e fechar bares nos fins de semana, enquanto que os municípios fronteiriços estão abertos aos traficantes sem efetivo, viaturas, armamento, colete balísticos, lanchas, além das péssimas condições das unidades para abrigar os policiais militares.

De acordo com Cabo Maciel a previsão legal é de um efetivo de 15 mil homens para Polícia Militar do Amazonas, hoje, não chega a 8 mil, obrigando os comandantes dos batalhões dos municípios a deslocar efetivos para cobrir outros municípios da região.

Cabo Maciel voltou a cobrar concurso público urgente para preenchimento das vagas para Polícia Militar, Bombeiro e Polícia Civil, pois do contrário a população continuará vivendo momentos de medo e a sensação de insegurança, devido os constantes roubos, assaltos e assassinatos que vem ocorrendo no centro de Manaus, nos terminais de ônibus, dentro dos coletivos e centros comerciais dos bairros mais populosos, como Parque Dez, Compensa, Alvorada, Coroado, Educandos e outros.

 

Assassinado dentro de hospital

O deputado estadual Carlos Alberto (PRB), presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), também alertou para  a situação da Segurança Pública no interior do Estado. Segundo o parlamentar, no último fim de semana um jovem, de 16 anos, foi assassinado dentro de um hospital em Atalaia do Norte (a 1.138 km de Manaus).

“Não posso me calar, pois é inadmissível acontecer isso em uma unidade de saúde. A cada dia a situação fica mais crítica para a população. É lamentável esse tipo de fato ocorrer e precisamos tomar providências. Não podemos continuar a viver com essa violência todos os dias”, disse Carlos Alberto.

Conforme o parlamentar, até pouco tempo viver no interior do Estado era sinônimo de tranquilidade, mas hoje em dia a sociedade enfrenta um crescimento de criminalidade exagerado em diversos municípios do Amazonas. “São lugares com poucos habitantes que eram calmos e hoje estão vivendo esse tipo de situação. A justiça precisa ser feita nessa situação em Nova Olinda do Norte. Nós precisamos levar segurança para o povo do Amazonas e unir forças para combater crimes contra as nossas crianças, adolescentes e jovens”, afirma o deputado estadual, que também é coordenador na região Norte da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *