Consumidor espera gastar em média R$ 150 com o presente do Dia das Mães, aponta pesquisa

Foto: Arquivo

O Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM) realizou no mês de abril a pesquisa de Intenção de Compra e Confiança do Consumidor para o mês de maio de 2018 na Cidade de Manaus, que tem por objetivo identificar o sentimento dos consumidores, levando em consideração suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação futura da economia local. Na pesquisa foi indicado que o consumidor espera gastar em média R$ 150,00 com o presente do Dia das Mães.

As informações obtidas são particularmente importantes para as empresas do comércio varejista, pois servem como balizador para tomada de decisões de investimentos e planejamento de compras.

A pesquisa foi realizada por zonas e seus respectivos bairros em Manaus junto a 400 consumidores. A amostra foi aleatória, o que permite que todos os consumidores tenham a mesma probabilidade, diferente de zero de participar da amostra.

A pesquisa da Intenção de Compra e do Índice de Confiança do Consumidor, referente ao mês de maio deste ano, demonstrou que 25,3% dos 400 consumidores entrevistados relataram receber renda familiar mensal de até um salário mínimo (R$ 954,00), sendo que a maioria (53,8%) relatou receber renda entre mais de um a dois salários mínimos (R$ 955,00 a R$ 1.908,00). Observou-se ainda que 21,0% dos entrevistados declararam receber renda mensal entre mais de dois e quatro salários mínimos (R$ 1.908,00 e R$ 3.816,00).

Apesar dos níveis baixos, os consumidores continuam com suas intenções de compra para os bens de consumo de natureza pessoal. Com destaque para a compra de celulares (13,5%), vestuário (11,0%), relojoaria (10,5%), calçados (10,3%), informática (5,0%), tecidos (2,3%), ótica (2,3%), livraria, papelaria e material de escritório (2,0%), (Gráfico 10).

Além dos itens indicados anteriormente, foi indagado ao consumidor se o mesmo pretende comprar algo específico para o dia das mães, onde 61,0% (224/400) responderam afirmativamente, sendo que destes, mais da metade (68,0%) ainda não sabe o que comprar. Já os que decidiram o presente, constatou-se que maioria pretende comprar calçados (18,4%). Quando indagados em relação a quanto os consumidores pretendem gastar com o presente do dia das mães, constatou-se que 36,5% relataram gastar entre R$ 101,00 e R$ 200,00, com valor mediano de R$ 150,00.

Abaixo os principais tópicos:
  • Consumidor espera gastar em média R$ 150,00 com o presente do Dia das Mães;
  • A economia amazonense para os próximos seis meses estará um pouco ou muito pior do que a atual para 47,5% dos consumidores entrevistados;
  • 37,3% dos consumidores relataram que a situação financeira familiar atual quando comparada há seis meses atrás encontra-se um pouco ou muito pior;
  • Para 87,2% dos consumidores, conseguir um novo emprego continua um pouco ou muito mais difícil quando comparado ao mesmo período do ano passado;
  • Para 96,0% dos consumidores entrevistados os preços dos produtos para o próximo mês estarão mais altos quando comparados em relação ao mês atual;
  • Percentual de consumidores que relataram ter sofrido com assaltos durante o mês de março deste ano foi de 24,5%.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *