Maníaco da BR 174 continua foragido. Relembre outros casos de crimes sexuais que chocaram Manaus

Foto: Divulgação

A definição de “maníaco sexual” é alguém que tem vício em sexo, agride e violenta outras pessoas para saciar o desejo, sem se importar com o meio para consegui-lo. Em Manaus, esse termo voltou a estampar as manchetes do jornais, porque Cleomar Roberto Martins, mais conhecido como “Jack” ou “Maníaco da BR 174” continua foragido, sendo considerado de alta periculosidade procurado pela Polícia Civil do Estado do Amazonas (PC-AM).

De acordo com a PC, “Jack” já atacou três pessoas, entre mulheres, uma estava grávida de 8 meses, e ainda crianças, no quilômetro 3 da Rodovia BR-174, zona Rural da capital. Ele é foragido do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde estava pagando a pena por estupro de vulnerável, uma criança de 8 anos, em 2013, na cidade de São Sebastião do Uatumã. Já foi preso também por furto em 2015.

Segundo a delegada titular da Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM), Déborah Mafra, as últimas vítimas foram mulheres, que ele além de estuprar, tortura e rouba os bens.

“Ele age sempre da mesma forma. Ele persegue vítima, a leva para o mato ou atrás de uma igreja da comunidade. Possui uma cicatriz enorme, na vertical de seu abdômen que gosta de mostrar para a vítima e sempre pergunta se ela não quer uma cicatriz igual a dele, passando a faca pelo corpo da mulher.”.

De acordo com Mafra, antes de atacar, o maníaco geralmente estuda o perfil das vítimas. “Ele tira fotos das crianças e as atraem com doces. Cleomar se aproveitava das saídas do regime semiaberto para continuar fazendo vítimas. E comete os crimes nas comunidades próximas ao presídio.”.

Ainda segundo Mafra, por enquanto só apenas esses casos foram registrados contra ele, porém há muito mais. “A comunidade informou que houve muito mais pessoas atacadas por ele, no entanto as vítimas não registraram o estupro por medo.”. No regime semiaberto, ele é suspeito de continuar atacando mulheres nas proximidade da BR-174, na comunidade Ismael Aziz.

Conforme a PC, Cleomar Roberto foi visto pelos bairros Novo Israel, Ismael Aziz, Terra Nova, Monte das Oliveiras, Compensa. Ele natural de São Sebastião do Uatumã, onde existe a possibilidade dele está escondido. A polícia pede a quem tiver informações do infrator que faça uma denúncia anônima pelo 181.

Outros maníacos 

O Portal do Marcos Santos fez um levantamento sobre os principais casos de crimes sexuais que chocaram a capital amazonense. Relembre oito deles:

“Maníaco do Ben-Hur” 

A Polícia Militar do Amazonas prendeu na madrugada de 17 de outubro de 2017,  o “Maníaco do Ben-Hur”, um homem que estava sendo procurado por cometer um estupro seguido de roubo de uma mulher de 26 anos e mais três outras mulheres, em via pública no conjunto Ben-Hur, no bairro Cidade de Deus, zona Norte de Manaus.

Maníaco Ben Hur está preso desde 2017. Foto:

Denny Vieira da Silva, de 30 anos, foi capturado no município de Careiro da Várzea, a 25 quilômetros em linha reta da capital. Ele abordava as vítimas com uma bíblia no braço, pedia informações sobre um pastor evangélico,em seguida ele mostrava a arma na cintura e levava a pessoa para lugar deserto, cometendo o crime.

“Kuka”

Arthur Gomes Péres Júnior, o “Kuka” foi acusado de violentar 12 mulheres em consultórios da cidade. Ele vitimou duas dentistas e a filha de uma delas, de 14 anos, em 2008. Kuka respondia a 12 processos por estupro, assalto e tráfico de drogas e é conhecido pelo requinte de crueldade com que trata suas vítimas.

Kuka foi preso em 2008 e morreu em 2017 na chacina do Compaj. Foto: Divulgação

Ele foi preso pela PM em uma parada de ônibus do bairro São Raimundo, Zona Oeste.  Em janeiro de 2017, “Kuka” foi um dos criminosos mortos durante a rebelião do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).

“Maníaco do Distrito”

Olivaldo de Lima Andrade violentou pelo menos três mulheres na capital. Ele é identificado pela Polícia Civil como “Maníaco do Distrito 1”, que abordava as vítimas no bairro Distrito Industrial, na zona Sul. Os crimes teriam acontecido nos meses de janeiro, fevereiro e abril de 2015. Segundo a delegada responsável pelo caso na época, Carolini Guedes, todas as vítimas reconheceram o homem.

Foto: Divulgação

Andrade abordava as mulheres em via pública com o pretexto de pedir informações e quando elas se aproximavam, ele utilizava uma faca ou chave de fenda para obrigá-las a entrar em um carro. Em seguida, o homem seguia com as vítimas para um lugar de pouca movimentação e cometia os abusos. As vítimas eram violentadas dentro do veículo, um Siena de cor vermelha. O maníaco foi preso em frente à casa dele, na rua Antônio Passos de Miranda, no bairro Petrópolis, enquanto lavava o carro utilizado nos crimes.

“Herley Nascimento Santos”

O maníaco, Herley Nascimento dos Santos, 34 anos, um dos criminosos mais procurados pelo estupro de pelo menos 50 mulheres,  foi preso em Rondônia, no final da tarde do dia 11 de setembro de 2015, por uma força-tarefa que envolveu unidades de Inteligência e as Polícias Civil e Militar dos Estados de Mato Grosso, Amazonas, Goiás, Distrito Federal, Rondônia e Pará. Ele também é suspeito de ter violentado mulheres em Goiás.

A prisão do homem que aterrorizou mulheres em todos esses estados ocorreu após cerco das Polícias Civil e Militar, na localidade do Vale do Anari, em Rondônia. O criminoso fugia em uma caminhonete quando caiu na barreira da PM. Dentro do carro foram encontradas roupas usadas nos crimes, objetos, dinheiro, e um simulacro de pistola, que teria usado em assaltos e no estupro de uma jovem de 23, em Rondônia.

Foto: Divulgação

O maníaco também era foragido da Justiça de Manaus, no Amazonas, pelo estupro de 23 mulheres, além de roubos e um possível homicídio, praticados em 2012. O estuprador também era procurado em Rondônia por estupros e roubos praticados em Porto Velho (RO), cometidos no ano de 2009. No Estado de Rondônia ele tem 4 mandados de prisão e em Mato Grosso também 4 prisão preventiva pelos crimes em Cuiabá e Várzea Grande

Em dezembro de 2012, o maníaco fugiu da penitenciária de Manaus (AM) e teria utilizado pelo menos três documentos falsos pelas localidades que passou. Depois voltou para Rondônia, onde novamente cometeu mais crimes, entre eles,  assaltar um consultório e como não encontrou dinheiro, violentou a moça na sala de esterilização, nos fundos da clínica.

“Maníaco da Jacira Reis”

O ‘Maníaco da Jacira Reis’, nunca foi preso. Ele estuprou 4 mulheres entre junho e agosto de 2014. No dia 9 de setembro do mesmo ano, após denúncias, na rua Voluntários da Pátria, Vila da Prata, Zona Oeste de Manaus, um suspeito foi levado para delegacia.  Depois de interrogá-lo, a polícia teve que liberá-lo por não haver mais provas e nem outras vítimas o reconheceram.

Retrato falado do criminoso. Foto: Divulgação

O maníaco aproveitava que as mulheres estavam caminhando na avenida Jacira Reis, abordava a vítima com um revólver e a levava para o mato onde cometia os abusos. As vítimas teriam entre 17 e 18 anos e eram sempre muito bonitas, segundo a Polícia Civil.

O Portal do Marcos Santos entrou em contato com a assessoria da PC para conferir se esse caso chegou ao fim e aguarda retorno.

‘Maníaco da calcinha’

Em julho de 2012, a 9ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) condenou o estuprador em série, Wellington de Lima Cardoso, de 35 anos, conhecido como “Maníaco da Calcinha”, a um total de 98 anos de reclusão. Conforme a sentença, a pena deverá ser cumprida em regime fechado, inicialmente. O réu ficou conhecido por uma série de estupros e roubos no período de 4 meses na cidade de Manaus em 2011.

Foto: Divulgação

De acordo com a Justiça, os estupros iniciaram no mês abril de 2011, quando a primeira vítima do condenado registrou a ocorrência na delegacia. A partir daí, iniciaram-se as investigações, que levaram três meses para culminar com a localização e prisão do estuprador.

 

 

‘Maníaco do Eldorado’

Anderson Ferreira da Silva, de 34 anos, que no ano de 2012 ficou conhecido como o temível “Maníaco do Eldorado”, continua preso no Centro de Detenção Provisória Masculino, que fica localizado no km 8 da rodovia BR-174 (Manaus-Boa Vista). Ele estuprou 15 mulheres em Manaus.

Foto: Divulgação

Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Anderson chegou a cumprir detenção no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) entre os anos de 2012 e 2017, sendo deslocado para o CDPM 2, logo após a rebelião do dia 2 de janeiro do ano passado, que ocasionou na morte de 56 detentos.

 

 

“Martinlange Batalha Costa”

Martilange Batalha Costa, de 32 anos foi preso suspeito de cometer um série de estupros na Zona Norte em 2012. Segundo informações da Polícia,  ele tinha preferência em cometer os abusos sexuais em crianças e adolescentes, já que 60% das vítimas que reconheceram o suspeito eram menores de idade.

Foto: Divulgação

Os casos envolvendo o suspeito possuem características semelhantes: assaltos a residências durante a madrugada, vítimas amarradas, muita violência e o estupro realizado na parte externa da casa.

Reportagem: Bruna Chagas

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *