Boletins de alertas de queimadas, cheia e vazante passam a ser divulgados diariamente

Governo passou a divulgar, por site e para órgãos de defesa e meio ambiente, boletins diários de alertas de chuva, queimadas, cheia e vazantes dos rios. Foto: Divulgação

O Governo do Amazonas passou a divulgar, a partir do mês de abril, boletins diários de alertas de precipitação de chuvas, focos de queimadas, cheia e vazante dos rios Negro, Amazonas, Solimões, Purus, Juruá e Madeira no site da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) www.meioambiente.am.gov.br.

O trabalho é realizado pela Assessoria de Recursos Hídricos (ASH), por meio do Serviço de Monitoramento Hidrológico (SMH).

A Sema divulgou o Boletim Hidrometeorológico nº 88 mostrando que, do dia 1º (Dia do Trabalhador) para esta quarta-feira (2), em Manaus, o rio Negro subiu 7 centímetros em comparação ao mesmo período do ano passado. O informe destaca que nível do rio está 211 cm abaixo do ano anterior.

De acordo com o secretário da Sema e presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Marcelo Dutra, até outubro de 2017, o Boletim Hidrometeorológico estava sendo divulgado semanalmente e, a partir deste ano, passa a ser diário.

Para controle

Os informes podem ser consultados no site e, também, são enviados por e-mail para órgãos estaduais, federais e municipais de pesquisa e controle ambiental, cadastrados pela ASH.

O serviço faz parte do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão) firmado pela Agência Nacional de Águas (ANA) com o Estado.

“Trata-se de um serviço de grande importância para informar com antecedência riscos de temporais, rajadas de ventos fortes, cheia e vazante dos rios. Com essas informações, prefeituras, por exemplo, podem prevenir situações críticas”, destacou Dutra.

Monitoramento

O secretário informou que o monitoramento hidrológico é feito por nove das 22 estações telemétricas instaladas nos municípios de Manaus, Tabatinga, Manacapuru, Itacoatiara, Tefé, Humaitá, Lábrea, São Gabriel da Cachoeira e Eirunepé coordenadas pela Sema.

As unidades transmitem para a Sala de Situação do órgão dados de nível, vazão e precipitação em tempo real via satélite que podem ser consultados, também, no site da ANA.

O SMH informa a precipitação de chuvas, focos de queimadas, cota dos rios e humidade em todos os municípios, incluindo Manaus.

O serviço utiliza uma linguagem de fácil análise com o uso de mapas das cidades, quadros de cotagramas dos níveis de água e figuras. Os boletins auxiliam órgãos de pesquisa e controle ambiental, além de prefeituras, a prevenir eventos críticos, como temporais, cheia e vazante dos rios.

Sala de Situação

O Serviço de Monitoramento Hidrológico (SMH) é comandado da Sala de Situação da Sema, que consiste em um centro de gestão de situações críticas, e conta com um quadro de especialistas em recursos hídricos e equipamentos sofisticados.

Do local, além dos sistemas de alerta, também são emitidos avisos em casos de anormalidade hidrológica em algum rio ou reservatório monitorado.

Na sala também é realizado o monitoramento meteorológico com apoio do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por intermédio das páginas online dos órgãos, que prestam informações em tempo real.

Boletins

Atualmente, os boletins hidrometeorológicos são divulgados via e-mail para ANA, Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Marinha do Brasil, Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (Demuc), Secretarias de Meio Ambiente dos 62 municípios, Fundação Rede Amazônica e Conselho Estadual de Recursos Hídrico (Cerh).

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *