Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Alunos da Ufam denunciam o restaurante ‘R.U’, após intoxicação alimentar. Instituição acionou a Vigilância Sanitária

Foto: Reprodução Facebook

Após inúmeras denúncias de alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que contaram por meio das redes sociais, serem vítimas de intoxicação alimentar ao comerem no Refeitório Universitário (RU), uma equipe do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), foi acionada e na manhã desta sexta-feira (13) foi ao local recolher amostras dos alimentos para análise laboratorial.

A Semsa informou ainda, que após a conclusão do laudo se manifestará sobre os procedimentos adotados.

O Portal do Marcos Santos entrou em contato com a assessoria da Ufam, para saber quais medidas estão sendo adotadas pela instituição em relação as denúncias. A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) informou que, após tomar conhecimento dos casos de estudantes que teriam sofrido mal estar, ao consumirem refeições do Restaurante Universitário da Instituição, resolveu:

1 – Coletar amostras do alimento servido no dia do ocorrido para análise em laboratório com a intenção de obter laudo que indique se houve contaminação e o que a causou. (É procedimento padrão reservar uma amostra da refeição servida para posterior análise). O resultado da análise em laboratório tem previsão para sair em até 10 dias.

2 – Acionar Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) para que este inspecionasse o local onde os alimentos são servidos à comunidade universitária. Ao término da inspeção, NÃO se verificaram problemas que impedissem o funcionamento do espaço, foram apenas indicadas manutenção do piso, melhoria da iluminação e pintura nas paredes.
A Visa Manaus também realizou coleta da refeição do dia e da água utilizada no restaurante para análise de monitoramento da qualidade. A análise da Visa Manaus será expedida em até 20 dias.

3 – O Daest também reuniu com representantes dos Centros Acadêmicos para acompanhamento dos alunos que alegam terem sofrido mal estar, solicitando dos mesmos atestados e comprovantes de atendimento médico.

No mais, a Ufam reiteraou que se colocou à disposição desde o começo para auxiliar os alunos e aguarda o resultado das análises para providências e, que partiu da Universidade, acionar a Visa Manaus para proceder à inspeção.

Denúncias

Um dos estudantes está convocando os acadêmicos para assinarem ainda nesta sexta, uma petição contra o descaso contra o fornecimento da alimentação do R.U. 

Na postagem abaixo há mais de 50 pessoas comentando que passaram mal por conta da comida servida no local.

Há denúncia do dia 6 de março deste ano, onde um aluno mostra um bicho no prato servido no restaurante.

Veja também

Classe artística participa de encontro sobre Lei Municipal de Incentivo à Cultura Foto: Divulgação Uma reunião de esclarecimentos foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Prefeitura de Manaus, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico da capital, com artistas, agentes culturais, empresário...
Duplo homicídio próximo ao Comando Geral da PM, no Petrópolis Foto: Divulgação Aureo Gustavo, de 19 anos, Eduardo Paiva, de 35 anos, foram executados a tiros, na noite desta quinta-feira (19), nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar, na rua Danilo Corrêa, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. Conforme informações d...
Saiu edital da UFAM com mais de 40 vagas para níveis médio e superior Foto: Arquivo Atenção concurseiros do amazonenses! Foi publicado o edital do concurso da Universidade Federal do Amazonas (Concurso UFAM 2018) nesta quinta-feira (19).  O certame visa o provimento de 42 vagas, 17  para nível médio e 25 para nível superior nos cargos de  ...
Forte odor e couro cabeludo indicam que corpo de turista esteja preso em fenda de caverna no AM Foto: Divulgação CBMAM Após onze dias de buscas, nesta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros informou que possivelmente a equipe de mergulho tenha encontrado o local onde está preso o corpo da carioca Michelle Moreno, de  22 ano. Ela caiu de uma altura aproximadamente ...
Inpa abre inscrição de processo seletivo de sete cursos de mestrado com 104 vagas disponíveis Foto: Arquivo A Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) abre inscrição para a seleção de sete cursos de Mestrado. Ao todo estão disponíveis 104 vagas. Os interessados devem ser acessar os editais para saber os detalhes dos certames. O ingr...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook