Alunos da Ufam denunciam o restaurante ‘R.U’, após intoxicação alimentar. Instituição acionou a Vigilância Sanitária

Foto: Reprodução Facebook

Após inúmeras denúncias de alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que contaram por meio das redes sociais, serem vítimas de intoxicação alimentar ao comerem no Refeitório Universitário (RU), uma equipe do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), foi acionada e na manhã desta sexta-feira (13) foi ao local recolher amostras dos alimentos para análise laboratorial.

A Semsa informou ainda, que após a conclusão do laudo se manifestará sobre os procedimentos adotados.

O Portal do Marcos Santos entrou em contato com a assessoria da Ufam, para saber quais medidas estão sendo adotadas pela instituição em relação as denúncias. A Universidade Federal do Amazonas, por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest) informou que, após tomar conhecimento dos casos de estudantes que teriam sofrido mal estar, ao consumirem refeições do Restaurante Universitário da Instituição, resolveu:

1 – Coletar amostras do alimento servido no dia do ocorrido para análise em laboratório com a intenção de obter laudo que indique se houve contaminação e o que a causou. (É procedimento padrão reservar uma amostra da refeição servida para posterior análise). O resultado da análise em laboratório tem previsão para sair em até 10 dias.

2 – Acionar Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) para que este inspecionasse o local onde os alimentos são servidos à comunidade universitária. Ao término da inspeção, NÃO se verificaram problemas que impedissem o funcionamento do espaço, foram apenas indicadas manutenção do piso, melhoria da iluminação e pintura nas paredes.
A Visa Manaus também realizou coleta da refeição do dia e da água utilizada no restaurante para análise de monitoramento da qualidade. A análise da Visa Manaus será expedida em até 20 dias.

3 – O Daest também reuniu com representantes dos Centros Acadêmicos para acompanhamento dos alunos que alegam terem sofrido mal estar, solicitando dos mesmos atestados e comprovantes de atendimento médico.

No mais, a Ufam reiteraou que se colocou à disposição desde o começo para auxiliar os alunos e aguarda o resultado das análises para providências e, que partiu da Universidade, acionar a Visa Manaus para proceder à inspeção.

Denúncias

Um dos estudantes está convocando os acadêmicos para assinarem ainda nesta sexta, uma petição contra o descaso contra o fornecimento da alimentação do R.U. 

Na postagem abaixo há mais de 50 pessoas comentando que passaram mal por conta da comida servida no local.

Há denúncia do dia 6 de março deste ano, onde um aluno mostra um bicho no prato servido no restaurante.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *