Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Prazo para tirar título de eleitor e transferir domicílio termina em 9 de maio

Até o dia 9 de maio eleitor pode alterar dados cadastrais ou transferir domicílio eleitoral. Foto: Divulgação

O eleitor tem até o próximo dia 9 de maio para requerer a sua inscrição eleitoral, alterar dados cadastrais ou transferir o domicílio eleitoral para estar apto a votar nas eleições de outubro.

A data também será o último dia para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para seção com acessibilidade.

Prazos

Ainda de acordo com o calendário eleitoral, 9 de maio será o prazo final para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não tiverem inscrição eleitoral regular sejam alistados ou requeiram a regularização de sua situação para votar nas eleições de 2018. Os prazos constam da Resolução 23.555/2017 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A inclusão e a atualização da identidade de gênero no cadastro eleitoral também devem ser feitas até o dia 9 de maio para valer nas eleições de outubro.

Travestis e transexuais podem incluir o nome social no título de eleitor e no caderno de votação das eleições desde o dia 3 de abril.

Nome social

Quem perder esse prazo só poderá fazer a alteração após as eleições, para os próximos pleitos. O nome social é aquele pelo qual o transexual ou travesti é reconhecido socialmente, diferente do nome civil, que consta na certidão de nascimento. Já a identidade de gênero estabelece com que gênero a pessoa se identifica, masculino ou feminino.

Hoje (10), a 180 dias das eleições, é o último dia para o órgão de direção nacional do partido político publicar, no Diário Oficial da União, as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações.

Também amanhã é a data a partir da qual, até a posse dos eleitos, os servidores públicos não poderão receber reajuste salarial.

Veja também

TRE atende pedido do MPE e determina remoção de foto de perfil por propaganda antecipada de Nejmi Az... TRE atendeu pedido do MPE para determinar remoção de foto que faz propaganda antecipada em favor da pré-candidata Nejmi Aziz. Foto: Reprodução O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) atendeu ao pedido do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) e determinou...
Saiba quais as ações da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do TRE-AM Desembargador João Simões inaugura Centro de Operações da Fiscalização da Propaganda. Foto: Divulgação Com a proximidade das Eleições 2018, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) iniciou na quarta-feira (18), as atividades da Comissão de Fiscalização da Propa...
TSE vai fiscalizar uso de dinheiro vivo nas eleições Foto: Reprodução O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com outros órgãos de fiscalização, vai analisar suspeitas de uso de dinheiro vivo para caixa 2 nas eleições deste ano, a condição financeira das pessoas físicas doadoras e a capacidade operacional dos forn...
Eleições 2018: Prazo para requerer voto em trânsito começa hoje (17/07)   O voto em trânsito pode ocorrer somente em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores. Foto: Reprodução A partir desta terça-feira (17) até o dia até 23 de agosto, o eleitor poderá habilitar-se perante a Justiça Eleitoral para votar em trânsito (fora d...
Combate a fake news é prioridade e TRE-AM instala comitê de repressão a notícias falsas Presidente da corte, desembargador João Simões, explicou que num primeiro momento o comitê terá atuação preventiva por meio de ações de educação eleitoral e ainda atuação repressiva, que se dará por provocação dos juízes para excluir da internet o conteúdo. Foto: Divulg...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook