Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Janela partidária: o que mudou na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados

Nove deputados estaduais e dois federais aproveitaram a chamada janela partidária, que terminou na sexta-feira passada (6), para trocar de partido sem correr o risco de perder o mandato. As mudanças alteraram a composição partidária nas duas Casas Legislativas.

Os partidos devem enviar a relação dos seus filiados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até sexta-feira, dia 13 de abril.

Veja como ficou:

Assembleia Legislativa do Amazonas

Os deputados David Almeida, Belarmino Lins, Platiny Soares, Orlando Cidade, Dr. Gomes, Sidney Leite, Wanderley Dallas, Vicente Lopes e Dermilson Chagas trocaram de legenda. Com isso, partidos perderam representação e outros ganharam.

PSB – foi o que mais cresceu, saindo de um representante (Serafim Corrêa) para três, com a filiação de David Almeida e Platiny Soares.

PP – Não tinha nenhum e agora tem dois deputados: Belarmino Lins e Dermilson Chagas

PRP– Ganhou o deputado Dr. Gomes.

O Pros foi o partido que mais perdeu, com a saída de seus dois representantes: Belarmino Lins e Sidney Leite. Não tem mais nenhum deputado.

O PSD perdeu os deputados David Almeida e Dr. Gomes, mas ganhou o deputado Sidney Leite. Continua com a maior bancada da Casa, com os deputados Josué Neto, Mário Bastos e Ricardo Nicolau.

PSL – Com a saída de Platiny Soares deixou de ter representação na Aleam.

PDT – Partido do governador Amazonino Mendes, ganhou os deputados Wanderley Dallas e Vicente Lopes. Já tinha o deputado Adjuto Afonso.

Podemos – Perdeu o deputado Orlando Cidade, mas mantém representação na Assembleia com os deputados Abdala Fraxe e Francisco Souza.

PV – Não tinha representante na Aleam e agora tem o deputado Orlando Cidade

MDB – Perdeu o deputado Wanderley Dallas e Vicente Lopes.  Ficou a deputada Alessandra Campelo.

Não perderam e nem ganharam deputados:  DEM (Augusto Ferraz); PR (Cabo Maciel e Sabá Reis); PRB (Carlos Alberto); PT (José Ricardo e Sinésio Campos) e Rede (Luiz Castro).

 

Câmara dos Deputados

Na Câmara dos Deputados, a deputada Conceição Sampaio trocou o PP pelo PSDB, que passa a ter dois representantes na casa: o outro é o deputado Arthur Bisneto, que deixou a Secretaria da Casa Civil Municipal e volta a ocupar a vaga.

O deputado Átila Lins trocou o PSD pelo PP, o que evitou ao partido perder a representação amazonense na Câmara dos Deputados.

 

Senado Federal

Nenhum dos senadores do Amazonas -Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) – trocou de partido.

 

Câmara Municipal de Manaus

A janela partidária não se estendia aos vereadores, eleitos em 2016, mas mesmo assim cinco deles resolveram trocar de partido. Eles afirmam que não temem perder o cargo.

Trocaram de partido os vereadores: Bessa, que saiu do PHS e entrou no Solidariedade; Roberto Sabino, trocou o Pros pelo PHS; Marcel Alexandre, deixou o MDB e foi para o PHS; Therezinha Ruiz, trocou o DEM pelo PSDB; e Felipe Souza saiu do Podemos e foi para o PHS.

O PHS, partido que mais ganhou vereadores, está sob o comando no Amazonas do deputado Wilker Barreto, presidente da Câmara Municipal de Manaus, e faz parte da base política do prefeito Arthur Virgílio Neto.

Veja também

Classe artística participa de encontro sobre Lei Municipal de Incentivo à Cultura Foto: Divulgação Uma reunião de esclarecimentos foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Prefeitura de Manaus, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico da capital, com artistas, agentes culturais, empresário...
Duplo homicídio próximo ao Comando Geral da PM, no Petrópolis Foto: Divulgação Aureo Gustavo, de 19 anos, Eduardo Paiva, de 35 anos, foram executados a tiros, na noite desta quinta-feira (19), nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar, na rua Danilo Corrêa, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. Conforme informações d...
Saiu edital da UFAM com mais de 40 vagas para níveis médio e superior Foto: Arquivo Atenção concurseiros do amazonenses! Foi publicado o edital do concurso da Universidade Federal do Amazonas (Concurso UFAM 2018) nesta quinta-feira (19).  O certame visa o provimento de 42 vagas, 17  para nível médio e 25 para nível superior nos cargos de  ...
Forte odor e couro cabeludo indicam que corpo de turista esteja preso em fenda de caverna no AM Foto: Divulgação CBMAM Após onze dias de buscas, nesta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros informou que possivelmente a equipe de mergulho tenha encontrado o local onde está preso o corpo da carioca Michelle Moreno, de  22 ano. Ela caiu de uma altura aproximadamente ...
Inpa abre inscrição de processo seletivo de sete cursos de mestrado com 104 vagas disponíveis Foto: Arquivo A Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) abre inscrição para a seleção de sete cursos de Mestrado. Ao todo estão disponíveis 104 vagas. Os interessados devem ser acessar os editais para saber os detalhes dos certames. O ingr...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook