3º Desafio de Lutas Casadas MFT reúne 200 atletas na zona Norte

Foto: Divulgação

A associação Miltinho Top Team (MFT) realizou a 3ª edição do Desafio de Lutas Casadas MFT, neste domingo (08/04), na Escola Estadual Júlio César Passos de Moraes, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus. A competição contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) e foi chancelado pela Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (FALLE). Ao todos, 200 atletas de todas as idades foram inscritos na competição, que envolveu jiu-jítsu, luta livre e luta olímpica.

O secretário da Sejel, Manoel Almeida, parabenizou a iniciativa do evento e destacou a importância dessa parceria em prol do esporte amazonense. “O esporte é vida, é uma ferramenta de transformação. Precisamos dar condições para que os jovens possam ter cada vez mais acesso a boas estruturas para que tenham um treinamento de qualidade e assim possam participar de grandes competições dentro e fora do Estado. Iniciativas como esta são fundamentais e a Sejel está de braços abertos para apoiar esse trabalho”, afirmou o secretário.

Praticante de luta livre desde 1991, quando tinha 15 anos, o funcionário público federal e organizador do evento, Milton Correia, falou sobre o surgimento da associação e agradeceu aos apoiadores do evento pela parceria. “Comecei a treinar luta livre quando era jovem e sempre tive o sonho de criar um centro de treinamento para crianças e jovens. Em 2014 surgiu a MFT e desde lá buscamos sempre desenvolver o esporte como fonte de vida e de educação. Sei do peso que as competições têm na vida de um atleta e poder contar com o apoio do Governo do Amazonas e com aqueles que acreditam em nosso trabalho é fundamental”, destacou.

Alessandra Ventilari, coordenadora do Distrito de Educação Seis, que abrange 27 escolas da região norte, afirmou que parcerias estão sendo abertas em prol do esporte e que as escolas estarão à disposição para eventos esportivas e para a comunidade. “Esporte e cultura são importantíssimos para crianças e jovens, pois permitem que elas tenham alternativas de lazer e educação por meio de atividades desportivas. Buscaremos atender a todos, dentro da legalidade, obviamente, e nosso projeto é fazer com que esporte e comunidade andem juntos e possam crescer cada vez mais”, disse.

Competição – O atleta de luta livre, da categoria pena, Cauã Oliver, de 10 anos, foi inscrito para competir pelo projeto CB Top Team e falou sobre sua luta. “Achei um pouco difícil, mas estava preparado e ganhei por pontuação. Meu professor e meu tio vieram me acompanhar e, graças a Deus eu saí vencedor. Estou muito feliz”, disse.

Para Clebson Saraiva, treinador de Cauã, independentemente de vitória ou derrota, seu aluno já era um vencedor. “Digo sempre a ele que treine bastante e aprimora seu talento. Nada na vida é fácil e se ele parar de treinar, consequentemente terá um desempenho ruim na luta. É certo que todos gostamos de ganhar, mas procuro ensiná-lo que ganhando ou perdendo, o importante é competir”, finalizou.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *