Novas viaturas e drones são entregues ao sistema prisional para reforçar segurança

Seap adquiriu veículos e equipamentos com recursos oriundos do Fundo Penitenciário Nacional. Fotos: Aguilar Abecassis/ Secom

Nesta quarta-feira (4), o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), apresentou no Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), no KM 8 da rodovia BR-174 (Manaus–Boa Vista), 13 viaturas e três drones que serão utilizados no sistema prisional.

Os veículos e equipamentos fazem parte do plano de investimento da secretaria com os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen).

Veículos

Os furgões-cela são do mesmo modelo dos que foram entregues ao sistema prisional em 2017. Os veículos possuem tecnologia de monitoramento por câmeras e comunicadores internos, que dão mais suporte nas escoltas realizadas pelas unidades prisionais.

Cleitman Coelho ressaltou que os veículos dão suporte na mobilidade das escoltas e para reduzir a demanda reprimida das audiências do poder judiciário.

“Os veículos vão nos ajudar a atender as demandas judiciárias e também em escoltas médicas para atendimentos hospitalares nos postos de saúde do Governo. A nova frota apresentada vai ofertar veículos adequados para o transporte de presos”.

Drones

O secretário explicou ainda que os drones adquiridos serão utilizados para apoiar operações realizadas nas unidades prisionais.

Com tecnologia Full HD e resolução 4K, os drones fornecem imagens em tempo real que podem subsidiar os agentes e policiais que atuam no sistema prisional, podendo ser operado em um alcance de até 7 km.

O juiz da VEP, Ronnie Stone destacou que os veículos e equipamentos entreguem são de grande importância para atender a necessidade de deslocamento do preso.

“Os veículos vão garantir que o preso chegue ao Fórum e as audiências, e isso facilita o trabalho do judiciário. A parceria entre Governo do Amazonas, através da Seap, com o poder judiciário é fundamental para a execução dos trabalhos no sistema prisional”.

Viaturas serão distribuídas

As novas viaturas serão distribuídas entre dez unidades prisionais da capital e duas do interior. O Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), localizado no KM 8 da BR-174 vai receber dois veículos.

As demais unidades do ramal irão receber uma viatura cada: Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), regime fechado do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), regime semiaberto do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj Semiaberto), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e Penitenciária Feminina de Manaus (PFM).

A Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), na estrada do Puraquequara, KM 2 do Ramal Bela Vista e a Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF), na Cachoeirinha, também vão receber uma viatura cada. No interior as Unidades Prisionais de Itacoatiara (UPI) e Tabatinga, serão contempladas com os veículos.

Entrega

A entrega contou com a presença do secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, do juiz da Vara de Execução Penal (VEP), Ronnie Stone, do secretário executivo, tenente-coronel da Polícia Militar, Silvio Mouzinho, do secretário executivo adjunto, major da Polícia Militar, Agnelo Lima Júnior, do coordenador do sistema penitenciário, capitão da Polícia Militar, Renan Carvalho, e do gerente regional da Umanizzare Gestão Prisional, Kleuton Silva.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *