Bisneto se despede da Casa Civil com entrega do projeto de reforma administrativa

O deputado federal Arthur Bisneto apresentou balanço no dia que se desincompatibilizou do cargo do comando da Casa Civil. Vice-prefeito Marcos Rotta também deixou a Seminf. Fotos: Alex Pazuello/ Semcom

Um dia antes do encerramento do prazo legal para a desincompatibilização de futuros candidatos às eleições gerais de 2018, o deputado federal Arthur Bisneto deixou o comando da Casa Civil da Prefeitura de Manaus.

Como último ato, ele entregou nas mãos do presidente da Câmara Municipal, vereador Wilker Barreto, o projeto de Reforma Administrativa que faz alterações de nomenclaturas, rearranjos de departamento, transfere o programa Prourbis para a competência do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), além de criar um setor específico, na esfera da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para executar as emendas parlamentares. O projeto seguirá para análise dos vereadores.

Desligamento

O desligamento oficial de Bisneto aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (5), em entrevista coletiva, na sede da Casa Militar, Compensa, zona Oeste, da qual participaram o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, a primeira-dama e presidente do Fundo Manaus Solidária, Elisabeth Valeiko Ribeiro, o vice-prefeito Marcos Rotta e todos os secretários municipais, além de vereadores.

Bisneto fez um balanço de suas atividades à frente da Casa Civil, órgão que comandou nos últimos sete meses, com destaque para o incremento das atividades administrativas e da interação entre secretarias e do Poder Executivo com o Legislativo.

Desafio

“Muita gente criticou meu pai, quando ele me chamou para vir para a Casa Civil, dizendo que era um presente. Presente de pai pra filho é uma viagem, uma mesada. Mas ele me chamou para um desafio, que me deu uma grande experiência, enriqueceu meu conhecimento e, agora, me sinto muito mais preparado para assumir qualquer cargo que a população de Manaus me conceder”, disse Arthur Bisneto, que se emocionou ao cumprimentar o prefeito com um forte abraço.

Segundo Bisneto, que sempre teve sua vida política centrada no Legislativo – vereador, deputado estadual e deputado federal – a oportunidade de participar da administração pública foi uma experiência única, que o colocou frente à frente com os problemas do cotidiano, com o olhar e a esperança das pessoas.

“Estou mais próximo, mais pronto para servir Manaus, servir o Amazonas e servir ao país”, afirmou.

Vice-prefeito

O vice-prefeito Marcos Rotta também fez um pronunciamento contundente, destacando a amizade que o liga à Bisneto, a parceria e entendimento que sempre mantiveram nas casas legislativas onde se encontraram.

“À frente da Casa Civil, ele exerceu suas funções com o mesmo entusiasmo, a mesma competência e o mesmo comprometimento que sempre teve em seus mandatos legislativos. Eu sempre tive muito orgulho da atuação dele no Congresso Nacional”, destacou.

Empenho

Já prefeito Arthur Neto apontou o empenho de Bisneto em várias negociações e na condução de atividades da Casa Civil, entre elas o programa de habitação do município, a realização do “Prefeitura+Presente” e a articulação da aprovação dos projetos de lei encaminhado pelo Município à Câmara Municipal.

“Bisneto fez um papel muito bom na Casa Civil, muito bom mesmo, mostrando habilidade política, capacidade administrativa. E ele repassou o projeto final da reforma administrativa ao presidente da Câmara, que vai nos dar maior fluidez, mais ainda do que aquilo com que a gente já trabalha”, disse o prefeito.

Balanço

Arthur Bisneto assumiu a Casa Civil em setembro de 2017 e foi o responsável pela sanção de importantes leis para a cidade de Manaus, como a Lei 2.259, que autorizou a doação de um terreno de 25 mil metros quadrados pertencente ao patrimônio público municipal ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), vinculado à Caixa Econômica Federal, para a implantação da segunda fase do projeto habitacional “Residencial Manauara 2”, que vai beneficiar com casa própria 1 mil famílias da cidade.

Neste período, dentro dos atos legislativos, foram publicadas mais de 65 leis, mais de 1,2 mil decretos e 1,5 mil portarias, que regulamentam as leis, decretos, disciplinam e garantem direitos, inclusive de servidores estatutários.

No último mês de janeiro, mais de 27 mil servidores da Prefeitura de Manaus, de sete categorias, incluindo a área não específica, receberam em seus vencimentos parte do reajuste previsto para este ano. E até maio, todas as categorias contempladas terão um total de 7,57% de aumento salarial.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *