Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Amazonas deve registrar 840 novos casos de câncer de colo uterino em 2018, aponta Inca

Câncer de colo uterino. Foto: Reprodução

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), que é subordinado ao Ministério da Saúde (MS), o Amazonas deve registrar, em 2018, 840 novos casos de câncer de colo uterino, uma média de quase 41 diagnósticos para cada 100 mil mulheres (taxa bruta de incidência).

O número é considerado elevado por especialistas e entre as ferramentas aliadas no combate a esse tipo de câncer, estão as campanhas educativas, que têm se mostrado bastante eficazes na hora de chamar a atenção dos responsáveis para a importância da vacinação gratuita contra o HPV, ofertada na rede pública, para meninas com idade de 9 a 14 anos e para meninos de 11 a 14 anos.

“O câncer de colo uterino se desenvolve através de uma infecção sexualmente adquirida. Por isso, a importância de envolver ambos os sexos no processo de imunização”, destacou a ginecologista Mônica Bandeira, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam).

Considerado uma doença 100% prevenível, o câncer de colo uterino, primeiro em incidência entre as amazonenses, recebeu destaque neste mês, com o ”Março Lilás”, movimento recente no Brasil, que levanta a bandeira da prevenção. A doença tem contado com uma fórmula capaz de erradicá-la a longo prazo. A receita inclui medidas simples, como a vacinação contra o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano – causador desse tipo de neoplasia maligna), o uso do preservativo durante as relações sexuais e a realização anual do preventivo (Papanicolau), a partir do início da vida sexual.

Informação e prevenção

Mônica Bandeira de Melo. Foto: Divulgação

“O processo educativo, envolvendo as escolas públicas e privadas, e o informativo, abrangendo pais e responsáveis, é de extrema importância para que consigamos sensibilizar a população sobre a necessidade de se combater o HPV e, consequentemente, o câncer de colo de útero. Nesse contexto, campanhas como o Março Lilás e Outubro Rosa são essenciais, já que ambas trabalham a temática de prevenção a esse tipo de neoplasia maligna no Amazonas”, destacou a ginecologista.

A especialista ressalta que a vacinação também tem servido de alerta para que mulheres na fase adulta se cuidem mais. “Conseguimos despertar o interesse dos adultos, quando tocamos no assunto ‘câncer de colo uterino’. E também acende-se um alerta para as mães, tias, avós, entre outras, sobre a realização de seus preventivos anuais. É uma forma de manter toda a família protegida”.

Considerada uma das apoiadoras da política contra o HPV no Amazonas, Mônica explica que a principal expectativa é que, futuramente, o câncer de colo uterino seja erradicado, evitando milhares de mortes no Brasil. “Para que isso ocorra, é preciso fortalecer as campanhas de combate ao vírus. Recentemente, a Austrália anunciou que será o primeiro país a erradicar o câncer de colo de útero. Também queremos entrar nessa lista, como um dos países que mais combate a doença”, frisou.

O câncer de colo uterino se desenvolve através de lesões ocasionadas pelo HPV e que não são tratadas na fase pré-maligna. O vírus também é considerado um fator de risco para os cânceres de pênis, garganta e ânus.

Os tratamentos indicados, dependendo do estadiamento da doença (extensão), podem ser cirúrgicos, de quimioterapia ou radioterapia. Em parte deles, a indicação é para o tratamento associado, incluindo duas ou mais modalidades das citadas acima. O tratamento é ofertado pela FCecon, unidade da Susam, considerada referência no diagnóstico e tratamento na Amazônia Ocidental.

Veja também

Classe artística participa de encontro sobre Lei Municipal de Incentivo à Cultura Foto: Divulgação Uma reunião de esclarecimentos foi realizada na manhã desta quinta-feira (19), pelo Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Prefeitura de Manaus, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico da capital, com artistas, agentes culturais, empresário...
Duplo homicídio próximo ao Comando Geral da PM, no Petrópolis Foto: Divulgação Aureo Gustavo, de 19 anos, Eduardo Paiva, de 35 anos, foram executados a tiros, na noite desta quinta-feira (19), nas proximidades do Comando Geral da Polícia Militar, na rua Danilo Corrêa, bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. Conforme informações d...
Saiu edital da UFAM com mais de 40 vagas para níveis médio e superior Foto: Arquivo Atenção concurseiros do amazonenses! Foi publicado o edital do concurso da Universidade Federal do Amazonas (Concurso UFAM 2018) nesta quinta-feira (19).  O certame visa o provimento de 42 vagas, 17  para nível médio e 25 para nível superior nos cargos de  ...
Forte odor e couro cabeludo indicam que corpo de turista esteja preso em fenda de caverna no AM Foto: Divulgação CBMAM Após onze dias de buscas, nesta quinta-feira (19), o Corpo de Bombeiros informou que possivelmente a equipe de mergulho tenha encontrado o local onde está preso o corpo da carioca Michelle Moreno, de  22 ano. Ela caiu de uma altura aproximadamente ...
Inpa abre inscrição de processo seletivo de sete cursos de mestrado com 104 vagas disponíveis Foto: Arquivo A Pós-Graduação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) abre inscrição para a seleção de sete cursos de Mestrado. Ao todo estão disponíveis 104 vagas. Os interessados devem ser acessar os editais para saber os detalhes dos certames. O ingr...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook