Doze pessoas são presas em Eirunepé com drogas, rifles e animais silvestres

Simultaneamente à operação foram realizadas, também, blitze nas principais ruas do município, além de revista nas celas da Delegacia Interativa. Doze pessoas foram presas na ação. Fotos: Divulgação PC-AM

Doze pessoas foram presas em flagrante durante o cumprimento de 16 mandados de prisão e de busca e apreensão na Operação Jejuardes realizada em Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), nesta quinta (22) e sexta-feira (23).

A Polícia Civil do Amazonas deflagrou a ação sob coordenação do delegado-geral adjunto da instituição, Antonio Chicre Neto.

Diligências

Ao longo das diligências os policiais civis apreenderam duas armas de fogo, três motocicletas com restrição de roubo, droga, dinheiro, celulares e animais silvestres que seriam comercializados ilegalmente.

Simultaneamente à operação foram realizadas, também, blitze nas principais ruas do município, além de revista nas celas da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Eirunepé, que funciona como unidade prisional.

No lugar foram encontrados, em duas celas, dois buracos feitos pelos detentos que, de acordo com a autoridade policial, iriam ser utilizados para uma fuga em massa.

Tráfico de drogas e de animais

“As ordens judiciais, cumpridas ao longo da operação, eram em nomes de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas e tráfico de animais silvestres. A Polícia Civil, com o apoio de policiais militares daquele município, realizou, ainda, revista preventiva nas celas da DIP de Eirunepé, que funciona como unidade prisional. No lugar foram apreendidos vários objetos cortantes, celulares e, também, encontramos dois buracos que serviriam para fuga dos detentos”, disse o delegado-geral adjunto.

Antonio Chicre Neto explicou que em Eirunepé a operação “Jejuardes” teve por objetivo o combate ao tráfico de drogas, associação criminosa, bem como roubos e furtos de veículos, além de crimes ambientais praticados naquele município.

Presos

Foram presos ao longo da operação Antônio Celio Cláudio da Silva, 40; Antônio Vagner Xavier, 33; Arlindo Lima de Freitas, 34; Aurivanio Feitosa Cláudio, 30; Enildo da Silva Gonsalves, 32; Francisco Boney Batista de Freitas, 42; Francisco das Chagas Lima Gonçalves, 42, conhecido como “Chaguinha”; Joede Lima Xavier, 22; Luiza Castro de Souza, 40; Maria de Jesus de Souza da Rocha, 27; Radson Rodrigues Azevedo, 33, e Romil Constante de Lima, 37, por envolvimento em crimes distintos.

Apreensões

Dois rifles, 100 gramas de oxi, três motocicletas com restrição de roubo, 12 pássaros da espécie Curió e um macaco foram apreendidos com os infratores durante a operação.

De acordo com Chicre, os animais possivelmente seriam trocados por entorpecentes ou comercializados em outros municípios do Estado. Três veículos com restrição de roubo foram recuperados.

O delegado-geral adjunto destacou que as drogas comercializadas em Eirunepé são oriundas do Peru e também são pulverizadas em outras cidades do Estado, como Ipixuna, Envira e, também, em Manaus.

Peruano

“A maioria das substâncias ilícitas vendidas no município é de origem Peruana e é transportada pelo estado do Acre, entrando pelos municípios de Cruzeiro do Sul e Feijó, e distribuída para os municípios de Guajará, Ipixuna e Eirunepé, no Amazonas. Temos informações de que o município de Cruzeiro do Sul é o maior entreposto de drogas de origem peruana”, ressaltou Antonio Chicre Neto.

Ao término dos procedimentos cabíveis, os infratores irão ficar custodiados na DIP de Eirunepé, à disposição da Justiça.

Efetivo

Para esta fase da Operação Jejuardes, os trabalhos contaram com o reforço de policiais civis lotados nos gabinetes dos delegados-geral e geral adjunto, Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (Derfv), Departamento de Polícia do Interior (DPI) e DIP de Eirunepé. Servidores da Secretaria-Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), e PMs que atuam naquele município também participaram da operação.

Jejuardes

De acordo com Antonio Chicre Neto, a operação faz parte do plano operacional da SSP-AM, que consiste em realizar ações policiais tanto na capital como nos municípios do interior. A ação está sendo desencadeada no período da Quaresma, que este ano iniciou no dia 14 de fevereiro e segue até o dia 25 de março.

Além de Eirunepé, a operação “Jejuardes” já foi deflagrada nos municípios de Maués, Parintins, Lábrea, Coari e Careiro da Várzea. “Iremos continuar esse trabalho nos demais municípios do interior do Estado”, concluiu Antonio Chicre Neto.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *