09/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

José Fernandes Júnior toma posse como novo juiz eleitoral do TRE-AM

Publicado em 22 de março, 2018

Advogado José Fernandes Júnior tomou posse como juiz eleitoral no TRE na classe dos juízes juristas, para o biênio 2018-2020. Foto: Raphael Alves/ TJAM

O advogado José Fernandes Júnior tomou posse na quarta-feira (21), em Manaus, como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), na classe dos juízes juristas, para o biênio 2018-2020.

Em entrevista ao Portal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), o novo juiz eleitoral disse que o grande desafio do próximo processo eleitoral será o combate aos crimes cometidos através das redes sociais.

Na solenidade de posse estavam presentes diversas autoridades, dentre elas o governador do Estado, Amazonino Mendes, e o presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador Flávio Pascarelli.

Boas-vindas

O juiz Abraham Peixoto Campos Filho, membro da Corte Eleitoral, proferiu o discurso de boas-vindas ao mais novo titular do TRE, destacando a trajetória de José Fernandes Júnior e a missão das Cortes Eleitorais brasileiras.

“Egresso de nossa querida ‘Jaqueira’ (como é conhecido o antigo prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas, localizado no Centro de Manaus), no ano de 1988, desde então, dedica-se à advocacia, sendo que mais de 25 anos foram devotados à Justiça Eleitoral; o novo membro da Corte é também um apreciador das novas tecnologias a serviço do mundo jurídico, o que nos leva à certeza de que virá colaborar, e muito, com as atividades deste tribunal, por acreditar que, num futuro breve, os papéis serão abolidos em favor das tecnologias da informação que cada vez mais facilitam a vida dos atores da seara eleitoral”, declarou em seu discurso, ressaltando o trabalho dos tribunais eleitorais.

“Esses órgãos têm a missão imprescindível no desenvolvimento e fortalecimento das instituições democráticas e devem sempre buscar a melhoria visando o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, de reconhecida vanguarda tecnológica dentre os processos eleitorais em todo o mundo”, acrescentou.

Missão

Ao discursar como novo membro do TRE-AM, José Fernandes Júnior disse estar recebendo a nova missão com serenidade e fez agradecimentos à família.

“Muito honrado pela minha indicação para compor este Regional e agradeço a Deus, por ter me permitido alcançar mais essa conquista na minha vida profissional, aos meus familiares e dedico também um agradecimento ao meu saudoso pai, um homem que igualmente vivenciou a causa da Justiça e que acabou por transmitir aos seus filhos e netos a paixão e o entusiasmo pelo ramo do Direito”, comentou.

Além da esposa e filhos, a mãe do novo juiz eleitoral, dona Maria Cândida – ex-servidora do TJAM, estava acompanhando, emocionada, o discurso de José Fernandes Júnior.

Selo Ouro

Ele citou ainda o reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo trabalho desenvolvido por servidores e magistrados em 2017 da Corte Eleitoral e do Tribunal de Justiça do Amazonas, que receberam pela primeira vez o Selo Ouro do Justiça em Números.

O presidente da Corte Eleitoral, desembargador Yedo Simões de Oliveira, informou ao Portal do TJAM que o órgão espera há três anos a nomeação do novo membro pelo presidente da República. “Agora foi concretizada e naturalmente isso reforçará o trabalho do TRE do Amazonas nas eleições de 2018”.

No discurso, durante a solenidade, o desembargador afirmou que a chegada de José Fernandes Júnior à Corte trará a experiência de um advogado militante no foro de Manaus, que tem sido aclamado por sua advocacia correta e postura de homem público.

“Já serviu na seara eleitoral, no âmbito da advocacia, e muito tem contribuído para a melhoria das nossas decisões. Este plenário está muito honrado com sua presença”, declarou.

Solenidade

Na solenidade de posse também estavam presentes o vice-governador do Estado e secretário estadual da Segurança Pública, Bosco Saraiva; o procurador de Justiça Fábio Monteiro, chefe do Ministério Público Estadual; a desembargadora do Trabalho Ruth Barbosa Sampaio, diretora do Centro de Memória, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT-11ª Região); o defensor público Rafael Barbosa, titular da Defensoria Pública do Amazonas; a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), Adriana Mendonça; representando a Prefeitura de Manaus, o chefe da Casa Civil Arthur Bisneto; o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto; dentre outras autoridades.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.