Saúde nas Galerias disponibiliza vacina contra sarampo

A ação vai acontecer na Galeria Espírito Santo, localizada na rua 24 de Maio, Centro, das 8h às 12h. Foto: Divulgação

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a programação do projeto Saúde nas Galerias desta quinta-feira, 22/3, vai disponibilizar a vacina tríplice viral, que previne contra o sarampo. A ação vai acontecer na Galeria Espírito Santo, localizada na rua 24 de Maio, Centro, das 8h às 12h.

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa e bastante comum na infância. A transmissão ocorre de forma direta, por meio de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar, podendo ocorrer a partir de seis dias antes a até quatro dias depois do início do  exantema (manchas vermelhas na pele), por isso a elevada  contagiosidade da doença.

Durante a ação na Galeria Espírito Santo, todas as pessoas na faixa etária de 1 a 49 anos de idade, e que tenham interesse na imunização, devem apresentar, preferencialmente, o Cartão de Vacina para avaliação do profissional de saúde, que vai verificar a necessidade da vacinação contra sarampo para cada caso.

Além da tríplice viral, que previne ainda contra rubéola e caxumba, serão ofertadas as vacinas contra HPV (direcionada para adolescentes), tétano, febre amarela e hepatite B.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que as ações do projeto representam mais uma oportunidade de acesso aos programas de prevenção às doenças disponíveis na rede municipal.

“A atualização da situação vacinal da população é um dos serviços que a Prefeitura de Manaus vem oferecendo de forma rotineira por meio do Saúde nas Galerias, projeto iniciado em agosto do ano passado, com periodicidade mensal, e que tem como público alvo principal os trabalhadores, microempresários e frequentadores dos centros de comércio popular”, informa o secretário, destacando que a população também pode procurar a vacinação em 183 Unidades de Saúde administradas pela Prefeitura de Manaus.

A programação do Saúde nas Galerias vai abranger ainda, por meio do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, serviços como atendimento médico com clínico geral, dispensação de medicamento, aferição de pressão arterial, Testagem Rápida para HIV, sífilis, hepatites B e C, e atividades de Educação em Saúde.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *