Puro Jazz: Guitarrista argentino Victor Biglione ministrará oficina no Usina Chaminé

Foto: Divulgação

Na segunda-feira (19), às 14h, o Centro Cultural Usina Chaminé receberá o guitarrista Victor Biglione, destaque na cena do jazz mundial e reconhecido por sua grande contribuição em gravações e em shows de Música Popular Brasileira.

O músico é argentino, mas ainda jovem se mudou para o Brasil, onde vive há mais de 30 anos. Ele vem a Manaus, junto com o maestro e compositor brasileiro Vagner Tiso, para divulgar seu novo disco “The Filand Concert”, gravado em 2014, na Finlândia, e também para ministrar uma oficina de guitarra na Usina Chaminé.

Durante a oficina, o guitarrista conversará com os participantes sobre sua vida musical, carreira, shows internacionais e vai explanar a respeito de técnicas de guitarra e harmonia musical em estilos como MPB, jazz, blues e bossa nova. Além disso, o artista, que já recebeu oito prêmios com seu trabalho para trilhas sonoras de cinema, vai tirar dúvidas sobre gravação para estúdio e para cinema.

A entrada é gratuita e a oficina faz parte da agenda do Programa Espaço Aberto, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Arte, Design e Música 

A convite do artista plástico Arnaldo Garcez, no dia 19 de março, às 19h, Victor Biglione participará da abertura da exposição “Arte & Design”, no Millennium Shopping, onde os dois realizarão uma performance em que o guitarrista improvisará no seu instrumento, enquanto simultaneamente o artista plástico pintará uma tela.

A exposição segue até o dia 13 de abril e mostrará os trabalhos do artista plástico Arnaldo Garcez e do professor e designer Vanderlan Mota. Nela serão apresentados móveis e peças de decoração construídas pelo designer a partir de materiais reciclados do lixo urbano e de restos florestais. Já o artista plástico apresentará, além da sua pintura, gravuras digitais inéditas dos escombros das cidades de países antigos visitados por ele.

A exposição também visa beneficiar o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas.

Biografia – Victor Biglione foi o único brasileiro a participar no “New York Guitar Festival”, em 2002, nos EUA, onde também consolidou parceria com o ex-Police Andy Summers, gravando o segundo CD do duo, “Brazil Splendid”, em Los Angeles. O trabalho reúne clássicos da MPB com músicas de Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso e Cartola. Biglione e Summers haviam lançado, em 1998, o CD “String of Desire”. Participou dos principais festivais de jazz do mundo, entre eles “Free Jazz”, “Festival de Montreal” e “New York Guitar Festival”. Ganhou o Grammy Latino pelo CD “Crooner”, gravado com Milton Nascimento e foi escolhido pela Washburn, uma das maiores fabricantes de guitarras do mundo, para fazer parte do seleto grupo de melhores guitarristas do planeta.

Serviço:

Oficina de Guitarra com Victor Biglione

Data/Hora: Segunda-feira, 19 de março, 14h às 17h

Local: Centro Cultural Usina Chaminé – Avenida Manaus Moderna, s/n, Centro

Entrada: Gratuita

Mais Informações: (92) 3633-3026

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *