Em Manaus, ato ‘Marielle Presente!’ leva dezenas de pessoas ao Largo de São Sebastião. Veja Vídeo

O assassinato de Marielle Franco (PSOL), vereadora do Rio de Janeiro, supostamente executada a tiros na noite de quarta-feira (14) dentro de um carro na região central da capital fluminense, fez o Brasil parar nesta quinta-feira (15). Em várias capitais do país, milhares de pessoas foram às ruas manifestar a indignação pela morte da política e socióloga. O motorista Anderson Gomes também foi baleado e morreu.

Em Manaus, dezenas de pessoas, entre elas civis, membros de partidos, movimentos estudantis, professores da rede pública e membros do Coletivo Difusão foram ao Largo de São Sebastião, no Centro da cidade, zona Sul, em protestos pedindo justiça após a execução da vereadora.

A jornalista Elis Vieira, de 35 anos, natural do Rio de Janeiro, decidiu participar do ato em Manaus assim que soube pela colegas professoras que haveria essa manifestação. Ela falou da importância da vereadora na capital carioca.

“Não sou daqui, estou de férias, mas acompanhei toda a trajetória de Marielle no Rio. Mulher negra, forte e de coração bom, surgindo como uma política de caráter, da nova safra, zero corrupção e a favor das classes esquecidas do Brasil. Infelizmente o nosso país está virando uma total baderna, onde uma mulher pública é executada de tal forma após fazer denúncias nas redes sociais. O que pensar disso? Não tem o que pensar. Muito triste e revoltante.”, desabafou a jornalista.

Veja vídeo em Manaus:

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/03/29200303_926411934186740_609696957291560960_n.mp4[/KGVID]

Além dos atos no Brasil, houve protestos em Portugal e em Nova York. No Parlamento Europeu, deputados do partido Podemos também se manifestaram.

Assassinato

Há pouco mais de um ano, Marielle cumpria o primeiro mandato como vereadora pelo PSOL. Ela foi morta na noite de quarta-feira (14) no Rio com tiros na cabeça, dentro do carro, no bairro do Estácio, perto da prefeitura do Rio. Ela saia de um evento onde palestrou sobre mulheres negras.

Os suspeitos em outro veículo atiraram pelo menos nove vezes contra o carro da vereadora, matando também o motorista, Anderson Pedro Gomes. Uma assessora ficou levemente ferida.

A polícia civil do Rio de Janeiro apura a autoria e a motivação do crime, no qual há suspeita de execução.

Manifestação em Manaus

Sobre Marielle

Marielle Franco nasceu e cresceu no Complexo da Maré, e saiu do curso de pré-vestibular comunitário para a graduação em ciências sociais na PUC-Rio, onde ganhou uma bolsa integral.

Aos 19 anos, se tornou mãe de uma menina, Luyara. Mais tarde, completou o mestrado em administração pública na Universidade Federal Fluminense (UFF), defendendo a dissertação com o título “UPP: a redução da favela a três letras”.

Depois, Marielle foi trabalhar na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), coordenada pelo deputado federal Marcelo Freixo – que teve papel decisivo em sua carreira.

Em seguida, foi a 5ª vereadora mais votada no Rio. Ela sempre defendeu as minorias, mulheres negras, pobres, negros e favelados. E recentemente estava denunciando policiais militares que supostamente matam inocentes nas favelas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *