27/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Detran-AM lança novo portal de serviços à população em maio

Publicado em 05 de março, 2018

Será criado o cadastro único do cidadão, que centralizará informações sobre o condutor, veículos e infrações. Foto: Divulgação

A partir de maio, a população amazonense poderá acessar o novo site e o novo portal de serviços do Detran-AM.  Batizado de Detran Digital, o projeto de desenvolvimento está sendo executado pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam), que possui a missão de entregar soluções modernas e amigáveis para melhorar a experiência do cidadão que precisa utilizar o sistema de trânsito.

Para o diretor técnico do Detran-AM, Rodrigo de Sá, o projeto é importante porque vai facilitar e descomplicar o dia a dia do cidadão amazonense. “Nosso objetivo é que o Detran Digital leve comodidade, autoatendimento e modernidade para a população, que é o compromisso do governador Amazonino Mendes. Queremos proporcionar facilidade ao usuário que tem tido dificuldades com os serviços do Detran-AM, e ficamos felizes que a parceria com a Prodam poderá viabilizar essas mudanças”, explicou.

Segundo o diretor técnico da Prodam, Márcio Mota, o novo portal de serviços do Detran-AM continuará oferecendo todos os serviços referentes à habilitação, condutor e infrações. “O que estamos fazendo é uma plataforma mais amigável ao usuário porque a prioridade deste projeto é melhorar a usabilidade do site”, explicou Mota.

Um destaque da nova versão é a criação do cadastro único do cidadão, que centralizará informações sobre o condutor, veículos e infrações.  “Ao acessar o site pela primeira vez, será necessário fazer um login e, a partir daí, o sistema vai reunir todas as informações referentes ao CPF informado. Em uma só tela aparecerão os dados do condutor, os veículos e as infrações que estão em seu nome”, explicou Mota.

Para melhorar os canais de comunicação do Detran-AM com a população e para garantir a melhoria contínua do site e do portal de serviços, a nova solução trará um formulário de pesquisa de satisfação.  “Assim teremos feedback imediato do usuário em relação às melhorias realizadas”, explicou o gerente do projeto na PRODAM, Alan Silva.

Metodologia ágil

Para o desenvolvimento do Detran Digital foi adotada pela Prodam a metodologia ágil de desenvolvimento de software. “Isso significa que o projeto foi planejado para ser entregue e executado por fases, com ciclos curtos de feedback, de modo a produzir resultados já em maio. “Nesta primeira entrega, vamos priorizar o cidadão. Por isso o foco está nas áreas de condutor, habilitação e infrações para pessoas físicas.”, esclareceu Alan Silva.

Veja mais notícias em Cidade

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.