18/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Prefeitura reduz prazos nas concessões de aposentadorias e pensões

Publicado em 02 de março, 2018

A redução no tempo de tramitação foi de 28,5% e 23%, respectivamente. Foto: Luiza Parente/Manaus Previdência

A Prefeitura de Manaus vai reduzir os prazos nas concessões de aposentadorias e pensões do município. As aposentadorias vão passar a ser concedidas em até 25 dias úteis (antes eram 35 dias) e as pensões, em 23 dias úteis, contra os 30 dias anteriores. Uma redução no tempo de tramitação de 28,5% e 23%, respectivamente.

“Com isso, vamos agilizar ainda mais as concessões, sabedores que, por trás de cada processo, existe uma pessoa, uma família, que faz jus e precisa do benefício. É esse o comprometimento que o prefeito Arthur Virgílio Neto espera da nossa equipe”, destacou o diretor-presidente da Manaus Previdência, Silvino Vieira. A nova meta foi uma das pautas da reunião realizada nesta sexta-feira, 2/3, entre a presidência com os seus setores para análise das projeções e metas para os indicadores de desempenho.

A diretora de Previdência, Daniela Benayon, que detalhou sobre a proposta de redução dos prazos de concessão, explicou que medida já se mostrava viável a partir do acompanhamento mensal dos procedimentos, que demonstravam a conclusão dos trâmites bem abaixo do prazo estipulado. “A partir desta constatação, agora será possível legalizar os novos prazos, de acordo com as normas de procedimento e fluxos utilizados no setor técnico e de qualidade, sendo eles também considerados na certificação ISO, norma que comprova anualmente a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade e suas melhorias”, diz Benayon. “Mas, todos os dados técnicos apenas refletem o engajamento das equipes dos setores pelos quais os processos tramitam”, ressalta.

Trâmite

Cada novo processo de concessão de aposentadoria passa, atualmente, por nove setores: Protocolo, Concessão de Benefícios, Gerência da Área Previdenciária, Auditoria Interna, Chefia de Gabinete, Diretoria da Área Previdenciária, Presidência, Manutenção de Benefícios e Arquivo, que encaminha ao Tribunal de Contas do Estado. Nas solicitações de pensões, as únicas alterações são o início do processo pelo Setor de Atendimento (Sate) e a inclusão da visita das assistentes sociais do Setor Psicossocial, que verificam a convivência conjugal até a data do óbito. “A visita é importante para evitar fraude, pois muitos casais se divorciam, mas não legalizam a situação. Depois do óbito do servidor, solicitam pensão”, explica Benayon.

Também na reunião foram definidas padronizações para a contagem de prazos na instituição e nos setores envolvidos, um procedimento será documentado a fim de esclarecer as novas orientações.

A próxima reunião para análise das projeções e metas envolverá o Setor de Manutenção e Material (Smat), em data ainda a ser definida.

Veja mais notícias em Economia

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.