Segunda-feira, 18 de junho de 2018

Prefeitura lança chamada pública de agricultura familiar para alimentação escolar

O secretário Arthur Bisneto lançou a Chamada Pública da Agricultura Familiar. A Semed vai investir cerca de R$ 8 milhões na compra de alimentos. Foto: Marcio James/Semcom

O secretário-chefe da Casa Civil de Manaus, Arthur Virgílio Bisneto, lançou na tarde desta sexta-feira, 2/3, a 1ª Chamada Pública da Agricultura Familiar, para a aquisição de gêneros alimentícios que serão utilizados na alimentação escolar das 499 unidades da rede pública municipal de ensino.

O anúncio segue o que estabelece a Lei 11.947/2009, que trata sobre o oferecimento da merenda escolar nas escolas públicas do país. Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai investir cerca de R$ 8 milhões na compra desses alimentos, quantia que representa 30% da verba federal destinada a secretaria como orienta o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Trabalhamos a educação com muito esforço, por isso Manaus está crescendo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Na questão da merenda escolar, estamos melhorando a cada ano e seguindo o que pede o FNDE. Nossa educação está bem avaliada e isso é resultado do que determina o prefeito Arthur Virgílio Neto”, disse o chefe da Casa Civil.

A secretária de educação, Kátia Schweickardt, destacou, ainda, que desde 2013 a Semed vem corrigindo distorções que existiam na merenda escolar e se esforça para manter as escolas abastecidas. “Do governo federal recebemos um percentual muito pequeno do Programa Nacional de Merenda Escolar e boa parte do recurso é colocado pelo tesouro municipal. Ao adquirir produtos da agricultura familiar, desde 2015, estamos aumentando o percentual e isso tem sido uma boa parceria nossa com a cooperativa de agricultores, assim, a gestão municipal vem fortalecendo esse segmento”, explicou.

Ao todo, serão, aproximadamente, 25 itens fornecidos entre frutas verdura e legumes que irão compor a merenda escolar.

Como participar

Para participar da chamada, agricultores e empreendedores de base familiar rural deverão apresentar, em 30 dias, a contar da próxima segunda-feira, 5/3, os documentos de habilitação e o projeto de venda dos alimentos. A entrega deve ser feita na Divisão de Acompanhamento de Contratos e Convênios (Dacc), sala 303, na sede da Semed.

Depois da apresentação da proposta, a Semed, por meio da Comissão de Chamada Pública, coordenada pela subsecretaria de Infraestrutura e Logística, fará a seleção dos candidatos aptos ao fornecimento dos itens, conforme critérios estabelecidos no edital, que será publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

Com a nova chamada, cerca de duas mil famílias de agricultores de Manaus e do interior do Estado serão contempladas e vão fornecer frutas e legumes, como abacaxi, mamão, melancia e alface, que vão compor o cardápio das escolas da Semed que contam, ainda, com itens básicos, como arroz, feijão, farinha, entre outros.

Para o presidente da Cooperativa Mista de Produtores do ramal do Banco (Comprab), Francisco Arruda, o processo para que as cooperativas possam fornecer os produtos é transparente e muito ajuda as famílias de agricultores.

“É uma satisfação para nós podermos colaborar com a alimentação dessas crianças, além de ser muito bom para o produtor rural, que tem garantia de venda. Para vir vender na cidade é muito difícil e com esse processo garante a compra da nossa produção”, disse o agricultor.

Ao todo, serão, aproximadamente, 25 itens fornecidos entre frutas verdura e legumes que irão compor a merenda escolar.

Veja também

Árbitro de vídeo falha e Brasil empata na estreia contra uma Suíça renovada Árbitro de vídeo falha e Brasil empata na estreia contra uma Suíça renovada. Neymar, muito marcado, não correspondeu O zagueiro Miranda foi nitidamente empurrado. A transmissão do jogo, feita por emissora contratada pela Fifa, mostrou claramente. O árbitro da partida Bra...
Conheça a morena bela dos Amigos do Garantido, concurso que já foi vencido pela Miss Brasil. Veja ví... Conheça a morena bela dos Amigos do Garantido, que agora é dona do posto que um dia já foi da atual Miss Brasil. Fotos: Luciano Bittencourt Thayandra Miranda, 22, é a Morena Bela de 2018. Ela foi escolhida no sábado (16/06), durante a feijoada do Movimento Amigos do Gara...
EXCLUSIVO Três homens assaltam stand de tiro e levam armas e munições para começar uma guerra EXCLUSIVO Três homens assaltam stand de tiro e levam armas e munições do local que forma campeões, como Márcio Gabriel, o Biel, 20, vencedor de competições desde os 10 anos Três homens assaltaram o stand da Associação e Clube de Tiro da Amazônia Ocidental (ACTAO) na noit...
Rua Santa Isabel no Vila da Prata transmite jogos do Brasil em telão LED   Foto: Divulgação Já imaginou assistir aos jogos da Seleção brasileira em um telão LED e com som digital durante a Copa do Mundo FIFA Rússia 2018? A Rua Santa Isabel, do bairro Vila da Prata, na Zona Oeste de Manaus, se vestiu de verde e amarelo para receber os ...
Mesmo com chuva, mais de mil pessoas participam do ‘Aulão do Amor’ na Arena da Amazônia... Foto: Divulgação Mais de mil pessoas marcaram presença no Love Class (o "Aulão do Amor") que aconteceu na noite deste sábado (16), no Podium da Arena da Amazônia, no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. O evento contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Sec...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook