Mulheres do Prosamim recebem atividades de empoderamento feminino, neste sábado

A Secretaria da Região Metropolitana (SRMM), a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) em parceria com o grupo Bloco das Manas realiza um dia de batucada, palestras e oficinas no Parque Cajual. Foto: Divulgação

Shows musicais, rodas de conversa, intervenções artísticas, cinema, ações de cidadania e oficinas movimentaram o sábado no Prosamim Cajual, no bairro Santa Luzia, zona sul de Manaus. O “Bloco Das Manas – Empoderamento, Glitter e Folia” mobilizou moradores do parque e das adjacências, para a programação cultural e social comandada pelo grupo “Maracatu Baque Mulher Manaus”. A atividade foi organizada pela equipe social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

Com dois anos de existência, o grupo conta com 22 integrantes que tocam instrumentos de percussão afro-brasileiros, como alfaia, agbê, gonguê e caixa. “Nossas apresentações são em escolas, praças e eventos abertos. Para nós é um prazer trazer nosso trabalho para dentro da comunidade, com o objetivo de empoderar e capacitar, principalmente, as mulheres”, destacou Priscila Diógenes, integrante do grupo.

A adesão dos moradores do parque à programação proposta confirmou o sucesso e receptividade do evento. “O movimento cultural Maracatu Baque Mulher Manaus é uma iniciativa que soma com o Prosamim para proporcionar o empoderamento das mulheres e a garantia do protagonismo social em favor da dignidade e qualidade de vida das famílias”, considerou Viviane Dutra, subcoordenadora setorial de projetos sociais da UGPE.

Saúde e cidadania 

Além do batuque que agitou o residencial, o grupo levou aos comunitários, ações sociais, educativas e de saúde, como a roda de conversa com a médica Brena Santos, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro da Liberdade, bairro vizinho ao Prosamim Cajual. “A conversa foi sobre saúde, num sentido muito mais amplo, que não se restringe apenas à prevenção e tratamento de doenças, mas falando sobre os cuidados com o corpo, com a alimentação, fomentando a prática de atividades físicas e estimulando o amor próprio nas mulheres”, pontuou Brena.

O aposentado Reginaldo Batista Guimarães, morador do Prosamim, avaliou positivamente as atividades. Como homem, e residente no Prosamim, fiz questão de me envolver nesta causa e de estar presente porque devemos apoiar toda ação que motive mulheres, mães, chefes de família e jovens a buscarem seu espaço na sociedade, com muita garra mas também com ternura, carinho e amor”, afirmou.

A equipe social do Prosamim e o grupo Maracatu Baque Mulher Manaus darão continuidade à parceria com outras atividades que deverão ser executadas em Março, voltadas ao Dia Internacional da Mulher.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *