Seap faz transferência de presos de Manacapuru para Manaus

Foto: Arquivo

O sistema prisional da capital não registrou nenhuma ação ou ocorrência de alteração no final de semana e feriado de Carnaval. As 12 unidades prisionais da capital tiveram dias sem fugas ou situações de anormalidade. No interior do Amazonas, houve registro de fuga na Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI) e na delegacia de Manacapuru, onde estão custodiados presos da cadeia desativada pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em 2016.

Em Manacapuru, houve fuga de presos custodiados na delegacia do município durante o feriado. Nesta quarta-feira (14) foi realizada a transferência de 22 detentos para a capital, sendo 21 homens e uma mulher. Os presos foram encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT), localizada nas dependências do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). A detenta, por sua vez, foi conduzida ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF).

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar Cleitman Coelho, acompanhou os procedimentos de transferência em Manacapuru e o recebimento dos mesmos em Manaus, para avaliar as unidades mais adequadas para custodiar os presos transferidos. “Os detentos vão passar pela triagem que irá examinar as fichas e certidões carcerárias para filtrar para quais presídios eles serão encaminhados, priorizando não só a segurança e integridade física de cada um, mas também a estabilidade do sistema prisional de Manaus”, explicou o secretário.

Ainda de acordo com Cleitman, o preso Ronald Lavareda Lima, que fugiu de Itacoatiara durante esse feriado, já foi recapturado pela Polícia Militar do município. “A direção da Seap na unidade acionou a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) sobre o ocorrido. Após buscas na cidade, os policiais recapturaram o foragido”, explicou.

Construção de nova unidade em Manacapuru

O Governo do Amazonas está concluindo o processo licitatório que irá habilitar a empresa responsável pela construção de uma unidade prisional em Manacapuru. Os recursos para a obra são oriundos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), que disponibilizou uma verba para diversos estados da Federação, no final de 2016, para que realizassem investimentos em melhorias no sistema prisional. A nova unidade irá ofertar 286 novas vagas ao sistema prisional.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *