Em três dias de Carnaval, mais de 50 motoristas são autuados por embriaguez ao volante

Nas operações, o órgão conta com apoio das polícias Civil e Militar. Foto: Divulgação

Entre a noite de sexta-feira (09) e a madrugada desta Segunda-Feira Gorda de Carnaval (12), 52 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica nas ruas de Manaus. Já os mais conscientes decidiram não dirigir depois de ingerir bebida alcoólica e acionaram o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que levou em segurança para casa 90 motoristas que pediram ajuda por meio do serviço de Disk-Pileque, que é operacionalizado pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O balanço foi divulgado pelo diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius  Diniz, que está com mais de 120 agentes mobilizados paras as  operações de fiscalização da Lei Seca durante as folias de Momo. Nas operações, o órgão conta com apoio das polícias Civil e Militar.

Entre os casos que mais chamou atenção dos agentes está o do advogado Flavio Mateus Correia, 38, flagranteado dirigindo embriagado na rua João Valério, zona centro-sul, no inicio da noite de Domingo Gordo de Carnaval (11). Além da embriaguez, Flávio Correia foi autuado em outras cinco infrações de transito: Licenciamento Anual do Veículo atrasado, direção perigosa, sem documentos de porte obrigatório, no caso Certificado de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV), desobedecer ordem de parar de agente de trânsito e recusa de apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O advogado foi preso em flagrante e apresentado no 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizado na avenida Nilton Lins, onde foi aberto o inquérito policial por crime de trânsito. Ele também vai responder a processo administrativo e terá a CNH suspensa por um período de 12 meses, além do pagamento das multas aplicadas, que somam mais de R$ 5 mil.

No total o Detran-AM lavrou 297 autos de infração nos primeiros três dias do feriado prolongado de Carnaval. Foram aprendidos 102 veículos, sendo 65 carros e 37 motocicletas. A maioria das infrações foi relacionada à falta de documentação de motoristas e veículos, além dos casos de embriaguez.

Respeito e precaução

Para o diretor-presidente do Detran-AM, que está coordenando pessoalmente as fiscalizações da Lei Seca, embora ainda seja grande o número de infratores, os manauenses estão mais conscientes em relação a dirigir sob efeito de bebida alcoólica. “Encontramos muitos foliões usando aplicativos de carro, Uber, taxi, amigo da rodada. Em parte é precaução por conta de saber que nós estamos nas ruas, fiscalizando, mas também é uma demonstração de consciência, de respeito com outro e com a própria segurança”, afirma o dirigente.

O diretor técnico do Detran-AM, Rodrigo Sá, frisou que as equipes do órgão estarão nas ruas até a Quarta-Feira de Cinzas, com reforço de fiscalização tanto nas áreas que dão acesso ao Sambódromo, onde vai acontecer o Carnaboi e a tradicional Banda do Galo de Manaus, quanto nos bairros, onde são realizadas festa de Carnaval na rua. “As equipes vão permanecer nestes locais até o final do evento, para garantir que o motorista embriagado não sai por aí dirigindo”, reforça.

Disk-Pileque

O serviço de carona gratuita montado pelo Detran-AM em parceria com o Sindicato e Associação de Motoristas de Ambulâncias do Amazonas recebeu 220 ligações entre a noite de sexta-feira e a madrugada desta segunda-feira. Nos três dias, 90 motoristas alcoolizados foram levados em casa pelas equipes
do Disk-Pileque.

Entre os atendimentos está o de uma dona de casa que ligou pedindo ajuda porque o marido havia bebido e insistia em dirigir. Segundo o coordenador do Disk-Pileque, Manuel Araújo Lima, a dona de casa, na ligação feita para o número 9-9146-9863, relatou que estava com os filhos e o marido, que havia bebido, e como não sabia dirigir pediu ajuda para chegar em casa com a família em segurança.

O serviço de carona do Detran-AM estará disponível até o dia 15 de fevereiro. São cerca de 40 socorristas do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – que voluntariamente se revezam em plantões de 12 horas para atender aos chamados de motoristas que beberam e não tem como voltar para casa dirigindo.  “Estamos empenhados em salvar vidas, evitando que motoristas embriagados se acidentem e machuquem outras pessoas também. Infelizmente, ainda somos alvos de trotes”, afirma.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *