Brilho, cores e humor são destaques do Concurso de Fantasias no Teatro Amazonas

Ao todo, 64 concorrentes participaram da disputa no Teatro Amazonas em seis categorias da modalidade Fantasias Adulto. Foto: Divulgação Sec

Criatividade, talento e requinte marcaram as produções carnavalescas concorrentes do Concurso de Fantasias e Máscaras do Amazonas, que iniciou na noite do último domingo (11), no Teatro Amazonas. No palco, o público conferiu criações de mais de 60 competidores das categorias adultas do concurso. O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (SEC).

Ao todo, 64 concorrentes participaram da disputa no Teatro Amazonas em seis categorias da modalidade Fantasias Adulto – Melhor Idade, Originalidade Feminino, Originalidade Masculino, Luxo Feminino, Luxo Masculino, e Mestre-Sala e Porta-Bandeira – e duas da modalidade Máscaras – Luxo e Originalidade.

O desfile iniciou com a Melhor Idade, com sete concorrentes. Na premiação, ao fim da noite, quem se saiu melhor foi Terezinha Gonçalves, com a fantasia “Palhacinha na Folia da Paixão”, feita de recicláveis como garrafas PET. Marilene Almeida e Raimunda de Souza Melo ficaram com o 2º e 3º lugares, respectivamente, com “Vovó não perde um Flashback Anos 80” e “Carmen Miranda”.

Criatividade 

Ao todo, 64 concorrentes participaram da disputa no Teatro Amazonas em seis categorias da modalidade Fantasias Adulto. Foto: Divulgação Sec

 

O humor e o apelo à sustentabilidade marcaram os desfiles nas categorias de Originalidade do Concurso de Fantasias Adulto. Dentre 11 produções femininas, a vencedora foi “A Baiana Toda de Jornais – Viva a Reciclagem”, de Aurilena de Almeida. A partir de inúmeros detalhes feitos de papel jornal, a fantasia de baiana se destacou com um visual elaborado e de movimento fluido.

“Foram de 22 a 25 dias para a produção, mas de trabalho direto, desenvolvendo aos poucos a fantasia”, contou Aurilena, que confeccionou a peça em conjunto com o irmão, Fábio Paz de Almeida. Os dois participam há seis anos e já acumulam vários troféus do Concurso de Fantasias e Máscaras do Amazonas.

Nos 2º e 3º lugares da categoria, vieram Idonete Barbosa, com a fantasia “Salve a Amazônia”, e Clotilde Santos, com “Florista reciclada”, respectivamente.

Entre os 10 concorrentes masculinos, Fábio de Almeida repetiu o sucesso da irmã e levou o troféu principal com a divertida fantasia “2018, a Copa é nossa, Argentina!”. Logo após vieram Mário José Freitas, com “O Cavaleiro Dourado”, em 2º lugar, e Rayan da Silva Pimentel, com “Brincando de Transformers”, em 3º.

Plumas e brilho 

Ao todo, 64 concorrentes participaram da disputa no Teatro Amazonas em seis categorias da modalidade Fantasias Adulto. Foto: Divulgação Sec

Entre as mais aguardadas do Concurso, as categorias de Luxo não decepcionaram o público que foi ao Teatro torcer e prestigiar os concorrentes. O primeiro desfile foi o da categoria Feminino, com oito competidoras, das quais a primeira colocada foi Ariane da Silva, com a fantasia “Entardecer dos rios do Amazonas”, criada e produzida pelo estilista José Machado.

“Eu me inspirei nas cores fortes, cítricas”, declarou ele sobre a peça, bastante elaborada e em tons tangerina e laranja. A confecção, segundo ele, levou cerca de oito meses de trabalho meticuloso. “Elaboro na minha cabeça e começo a confeccionar, e vou fazendo aos poucos até chegar ao final”.

As posições seguintes da categoria Feminina ficaram com Gilmara Ferreira Vaz, que exibiu a fantasia “Fogos ardentes de lavas incandescentes”, e Taiana Oliveira, com “A Duquesa do Arco-Íris da Amazônia”.

Na categoria Masculino, com três candidatos, o vencedor foi Marcelo Dias, que levou ao palco do Teatro “Tuisa Maué, Chefe dos Índios Maués”. Também estilista, ele criou e confeccionou a fantasia, que havia exibido na noite anterior, no desfile da Mocidade Independente de Aparecida pelo Grupo Especial, no Sambódromo.

“Ela é baseada em vários elementos, como o olho do guaraná, desenhos tribais e pinturas de rituais, compondo uma versão carnavalizada da vestimenta de um pajé da tribo dos Maués”, resumiu ele, que levou quatro meses na confecção da peça, inteiramente bordada a mão.

Markinhos Matos, com a fantasia “O Defensor das Galáxias”, e Luiz Carlos Charchar Junior, com “Rainha das Águas do Mar do Caribe”, ficaram respectivamente com o 2º e o 3º lugares da categoria masculina.

Deslumbre e movimento 

Ao todo, 64 concorrentes participaram da disputa no Teatro Amazonas em seis categorias da modalidade Fantasias Adulto. Foto: Divulgação Sec

A última categoria de Fantasias a desfilar no palco do Teatro Amazonas foi a de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. Trazendo sete casais em disputa, exibindo criações deslumbrantes vindas direto dos desfiles do Grupo Especial, a categoria teve como vencedores James Paixão Silva e Gracinete Ramos, da Sem Compromisso, com a fantasia “A Realeza Ancestral Africana”.

Silvia Marques e Divaldo Nonato da Silva ficaram em 2º lugar, com a fantasia “Maria Leopoldina e Dom Pedro”, assinada por Marcelo Dias e exibida no desfile da Andanças de Ciganos. Em 3º lugar, vieram Sarah Nascimento de Moura e Emerson Nascimento, com “Cabanagem”, produção do desfile da Aparecida.

Crítica social 

As categorias da modalidade Máscaras foram as mais concorridas da noite, com oito concorrentes em Originalidade e dez em Luxo, cada qual com apenas um vencedor. A melhor máscara de Luxo na escolha dos jurados foi “O voo do Gavião Real”, de Maria Priscila Soares.

Na categoria Originalidade, o ganhador foi Mauro Albuquerque, que trouxe uma crítica à corrupção na peça intitulada “Que país é esse?”. “Quando começamos a confeccionar, pensamos em incluir uma mensagem nesse sentido, pois foi uma época em que vieram à tona diversos casos. Foi justamente com a ideia de dar um basta na corrupção que elaboramos a máscara”, declarou ele.

Mais Carnaval 

O Concurso de Fantasias e Máscaras do Amazonas segue em frente com o Concurso de Fantasias Infantil, nesta segunda-feira (12), às 18h, no Teatro Amazonas. A disputa acontece em duas categorias principais, Luxo e Originalidade, cada uma delas subdividida por três faixas etárias: de 3 a 5 anos; de 6 a 8 anos; e de 9 a 12 anos de idade.

O Concurso de Fantasias e Máscaras faz parte da programação do Carnaval do Amazonas, que este ano traz como lema “A Festa de Todos”. A agenda incluiu a série de ações Além da Passarela, com performances carnavalescas em terminais de ônibus, praças de alimentação e shoppings populares; o Desfile Oficial das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso e Grupo Especial; entre outros eventos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *