DRCO inicia operação para combate da pesca ilegal no Lago do Rei. Veja vídeo

Comunidade Nossa Senhora da Conceição e Lago do Rei passam por operação da polícia par ao combate da pesca ilegal de pescado no período do defeso. Fotos: Divulgação

Comunitários e pescadores artesanais da comunidade Nossa Senhora da Conceição participaram nesta sexta-feira (9) do início da operação para coibir a pesca ilegal e a prática de crimes como tráfico de drogas na região conhecida como Lago do Rei, no Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus).

Policiais, investigadores e diretores do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e da 34ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Careiro da Várzea deram início à ação de fiscalização contra pesca ilegal no local.

Nos rios

“Realizamos uma reunião na quadra de esportes da comunidade para tratar de detalhes finais de como será realizada a operação policial. Recebemos de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) de Careiro da Várzea delações sobre a pesca ilegal e, como estamos realizando operações nos rios, estamos atuando na região”, explicou o diretor e delegado do DRCO, Guilherme Torres.

Além de Torres, participaram da reunião e do início da ação o titular do DIP, David Jordão, e o adjunto do DRCO, Demetrius Queiroz. A equipe fiscalizou o Lago do Rei, de lanchas, um complexo de cerca de 62 lagos com grande potencial pesqueiro.

O Lago do Rei é banhado pelas águas do rio Solimões e alvo de pesca ilegal de peixes dentro do período do defeso.

Alegoria Proibida

De acordo com o diretor do DRCO, a ação fez parte da operação “Alegoria Proibida”, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que está intensificando os trabalhos policiais na orla de Manaus, em toda a capital e interior do Estado.

De 16 a 18 de março será liberada a pesca no lago e mais de 500 pescadores voltarão ao trabalho artesanal. A expectativa, segundo o diretor do DRCO, é que sejam pescadas 300 toneladas de peixes, principalmente mapará, por ser mais abundante nesse período e, também de valor comercial, além de outras espécies protegidas pelo defeso.

Pesca

“O intuito da liberação da pesca é render cerca de R$ 1 milhão para a comunidade, superando a pesca do ano de 2017, que gerou lucro de R$ 400 mil com a venda dos peixes. Temos o apoio incondicional do vice-governador e secretário de Segurança Pública do Amazonas, Bosco Saraiva; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Mariolino Brito, e do diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado Mateus Moreira, no suporte necessário para a missão”, ressaltou Torres.

[KGVID]http://www.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/02/WhatsApp-Video-2018-02-09-at-18.24.39.mp4[/KGVID]

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *