Gosta de futebol de mesa? Torneio será neste domingo no estádio Carlos Zamith

Até o momento, cerca de 40 atletas participarão do campeonato. foto: Divulgação

Em um evento aberto ao público e totalmente gratuito, a Federação Amazonense de Futebol de Mesa (FAFM), com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), realizará neste domingo (11), às 8h, o Torneio Início de Futebol de Mesa 2018 – Regra 12 toques. A competição será realizada na sala Jefferson Marques, situada nas dependências do Estádio Carlos Zamith, localizado na Alameda Cosme Ferreira, bairro Corado, zona leste de Manaus. Haverá premiação do 1º ao 8º lugar, entre troféus e medalhas.

Para este ano, o atual presidente da FAFM, Winnetou Almeida, que atuará no biênio 2018/2019, disse que muitas novidades estão sendo preparadas, principalmente por conta do resgate histórico que está sendo feito nas regras do futebol de mesa e na promoção do esporte como um todo.

“O Amazonas sempre foi destaque no futebol de mesa. Fomos os primeiros a organizar uma competição a nível nacional, que foi o Campeonato Norte-Nordeste dentro da Arena da Amazônia. Além disso, temos jogadores nas primeiras posições do ranking brasileiro como, por exemplo, Miguel Marialva, da equipe Banca Forte, que foi convocado para a seleção brasileira da modalidade e também conquistou o título de campeão sul-americano”, destacou o presidente da FAFM.

Até o momento, cerca de 40 atletas participarão do campeonato, que ainda está com as inscrições abertas até às 12h do próximo sábado (10/01). Os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones (92) 98171-1916 (Winneton Almeida) ou (92) 99388-7952 (Hélio Fraga). O presidente da FAFM falou ainda que qualquer pessoa será muito bem-vinda e pode esperar um evento de qualidade.

“Nosso principal objetivo é fazer com que as pessoas conheçam o esporte e o pratiquem, uma vez que o futebol de mesa pode ser jogado em qualquer idade. Para participar, o atleta associado deverá pagar a mensalidade no valor de R$ 40 (que dá passe livre para qualquer torneio da modalidade) e os que não forem associados deverão pagar o valor de R$ 30. Além disso, quem quiser apenas conhecer, poderá praticar nas mesas que serão colocadas à disposição do público”, informou Winnetou Almeida.

Regras

Na década de 80, a regra utilizada pela FAFM era a regra Carioca ou modalidade “Três toques”. Já na década de 90, a Federação foi desativada e, em 2008, alguns jogadores voltaram a competir no futebol de mesa e organizar campeonatos por meio de associações, utilizando a regra dos “12 toques”.

Atualmente, Winnetou Almeida explicou que a FAFM irá trabalhar com três núcleos: “Três toques”, “12 toques” e “Dadinho”. “A Confederação Brasileira de Futebol de Mesa (CBFM), que inclusive foi fundada com a ajuda da nossa federação, teve a ideia de retomar modalidades diferentes do esporte e é com prazer que, hoje, o Amazonas pode contar com três núcleos diferentes e que expandem cada vez mais o futebol de mesa para os atletas, admiradores e brincantes da modalidade”, disse.

Sejel – “É importante ressaltar o apoio que sempre recebemos da secretaria, principalmente no que tange à liberação do espaço não apenas para a competição, mas o fato de permitir que ela seja realmente a sala-sede do futebol de mesa no Amazonas. Aqui atletas são formados e destaques do nosso estado despontam para serem referência no Brasil e no mundo praticando esse esporte. É uma grande satisfação poder contar com o Governo do Estado e saber que realmente o botonista é valorizado”, agradeceu Winnetou Almeida.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *