Domingo, 27 de maio de 2018

Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente recebe capacitação para atuar no Carnaval 2018

Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente para atuar no Carnaval 2018 recebe capacitação. Foto: Divulgação

Com a chegada do Carnaval 2018 aumentam os riscos às crianças e aos adolescentes de sofrer seus direitos violados por meio da violência sexual, trabalho infantil e o uso de álcool e drogas.

Atento ao problema o Governo do Amazonas por meio de uma Rede Intersetorial de Proteção à Criança e ao Adolescente realizou nesta quinta (1), na sede do Ministério Público do Trabalho uma capacitação para 200 pessoas envolvidas na sensibilização de famílias durante o Carnaval.

Com o lema “Não Desvie o Olhar, Denuncie!”, a Campanha Estadual de Proteção à Crianças e ao Adolescente no Carnaval 2018 tem como objetivo abordar os brincantes das festas carnavalescas com informações e ações que visem proteger, respeitar e garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Serão aproximadamente 200 profissionais desta Rede envolvidos em sensibilizar as famílias que possam estar permitindo a violação de direitos infanto-juvenis durante as bandas de rua e eventos de grande porte, como: o Carnaboi e os Desfiles das Escolas de Samba, no Sambódromo de Manaus.

Outros braços

A Rede de Proteção é composta por secretarias de Estado do Governo do Amazonas, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Ministério Público do Trabalho (MPT), Conselho Estadual de Direito da Criança e do Adolescente (CEDCA) e Organizações da Sociedade Civil ligadas a causa da criança e do adolescente.

Para secretária de Estado da Seas, Auxiliadora Abrantes, o mais importante é que dentro do espírito de festa e alegria do Carnaval, as crianças e adolescentes possam ter seus direitos assegurados.

“Para isso, estamos contando com uma equipe de abordagem composta por diversos profissionais envolvidos com a questão da criança e do adolescente, capacitados para dialogar com pais e responsáveis destas crianças e jovens”, destacou Auxiliadora.

Segundo a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Alzira Melo as ações discutidas pela Rede de Proteção estarão respaldadas pelo artigo 6o da Portaria 001/2018 do Juizado da Infância e Juventude.

“No sambódromo de Manaus, por exemplo é proibida a entrada de crianças menores de 5 anos de idade e as crianças maiores de 5 anos até 12 anos poderão entrar desde que acompanhadas pelos responsáveis legais, munidos de documentação”, destacou a procuradora.

O foco é proteger as crianças e adolescentes e coibir qualquer tipo de violação, disse a presidente do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente, Amanda Ferreira.

“Esperamos que consigamos prevenir que a maioria de nossas crianças sofram abusos e violações de seus direitos neste Carnaval, sejam dos pais ou de terceiros. Nossa junção de forças irá contribuir para reverter esse quadro”, disse Amanda.

Veja também

Miss Amazonas, de Itacoatiara, ganha o Miss Brasil. Veja fotos Foto: Reprodução Instagram Em concurso realizado no Rio de Janeiro na noite deste sábado (26), a representante do Amazonas Mayra Dias foi a vencedora do Miss Brasil Be Emotion 2018. Ela será a candidata do Brasil ao Miss Universo 2018, que será realizado nos Estados Unid...
Caminhoneiros fazem buzinaços pelas ruas de Manaus. Sistema de segurança acompanha https://s3.amazonaws.com/img.portalmarcossantos.com.br/wp-content/uploads/2018/05/26220056/WhatsApp-Video-2018-05-26-at-22.29.32.mp4 O vídeo acima mostra um buzinaço realizado pelo movimento que está à frente nas negociações e manifestações contra o aumento do valor dos c...
Arthur fiscaliza reposição de combustível nas garagens para garantir ônibus nas ruas Arthur visitou garagens de empresas de transporte coletivo para fiscalizar o abastecimento de combustível e garantir a frota de ônibus nas ruas. Foto: Ricardo Oliveira/Semcom. O prefeito Arthur Virgílio Neto esteve na tarde deste sábado, 26/05,  no Comando Militar da Ama...
Délcio Santos, primeiro na OAB-AM, é favorito para desembargador. Veja números completos da apuração... Délcio Santos, primeiro na OAB-AM, é favorito para desembargador, pelo Quinto Constitucional. Ele seria um dos preferidos do governador Amazonino O advogado Délcio Santos, que atua na área do Direito Eleitoral, é o favorito para se tornar desembargador. Ele foi o mais vo...
Délcio sai na frente na luta por vaga de desembargador. Veja a lista sêxtupla completa. Amazonino vo... Délcio sai na frente na luta por vaga de desembargador. Foto mostra sala de apuração do pleito realizado neste sábado (26/05), na Unip. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM) acaba de divulgar a lista sêxtupla eleita hoje (26/05). Délcio Santos foi o mais votado. Os se...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook