Domingo, 27 de maio de 2018

Entrega de medicamentos na Cema passa a funcionar com data agendada

Foto: Valdo Leão/ Secom

A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), mudou o sistema de atendimento aos usuários do Programa Estadual de Medicamento Especializado (Proeme). A partir deste mês de janeiro, a entrega de medicamentos está sendo agendada. A mudança visa otimizar o atendimento, reduzir o tempo de espera do usuário que vai à Cema e aprimorar o programa que entrega medicamentos gratuitos à população.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, a Central de Medicamentos do Amazonas passa por uma série de adaptações para melhor atender aos usuários. “Estamos reestruturando a Cema, de modo que possamos aprimorar a assistência nessa área”, disse. Entre as medidas já adotadas pela nova gestão está a implantação de um novo sistema de senha eletrônica que agiliza o atendimento prioritário para idosos e a possibilidade de entrega da medicação em casa, para aquelas pessoas com mobilidade reduzida e que não têm quem vá à central receber o produto.

O coordenador da Cema, Olavo Tapajós, explica que o atendimento, antes, era por demanda espontânea. ”Podíamos receber cerca de 600 pacientes num dia e no outro somente 200. Com isso, nos dias de grande demanda, o tempo de atendimento ficava prejudicado. Com o agendamento, podemos padronizar numa média de 300 pacientes por dia”, afirma Olavo.

Marcação

Agora, ao sair do órgão com o seu medicamento, a pessoa já saberá a data do próximo mês em que deve retornar para receber novamente a medicação. “Isso vai melhorar o serviço, pois poderemos padronizar o atendimento em um número determinado de pessoas por dia. O serviço do Proeme deve caminhar para o atendimento personalizado, agendando os dias para cada paciente”, explica o coordenador da CEMA.

O Proeme é um programa do Ministério da Saúde (MS) que recebe recursos dos governos Federal e Estadual. O programa oferece medicamentos para pessoas portadoras de doenças crônicas reconhecidas pelo MS. Muitos dos medicamentos são de alto custo. No Amazonas, todos os meses, mais de seis mil pessoas são beneficiadas pela iniciativa.

Além dos medicamentos definidos pelo SUS, no Amazonas, a lista de itens ofertados à população foi ampliada por iniciativa do próprio Governo do Estado.

Guichês

Diariamente, a Cema conta com oito guichês de atendimento. Ao assumir, a nova gestão da Susam também reforçou a equipe do órgão, com a disponibilização de mais farmacêuticos e abertura de vagas de estágios.

Em casa

A Cema iniciou este mês também o piloto do programa “Proeme em Casa”. A ação consiste na entrega de medicamentos nas casas de beneficiários do programa que têm dificuldade em se deslocar até a sede do órgão para receber a medicação.

O programa piloto começou com 12 pacientes, devidamente cadastrados, mas a ideia é ampliar a todos os beneficiários que possuam alguma limitação física e que não tenham ninguém que possa ir até o órgão para pegar o medicamento. “À medida que concluirmos o levantamento de todos os casos, o programa será ampliado”, explica Deodato.

Recadastramento

Neste mês de janeiro, a Cema também realiza um recadastramento para atualizar os dados dos usuários do Proeme. O objetivo é atualizar as informações necessárias para que os beneficiários continuem tendo acesso gratuito aos medicamentos. O prazo encerra dia 31.

 

 

Veja também

Em Manaus, petroleiros vão aderir a greve nacional para redução de preço do gás de cozinha, afirma F... Foto: Arquivo No momento em que o governo federal negocia o fim da paralisação dos caminhoneiros, que entrou hoje (27) no sétimo dia, os petroleiros organizam uma greve nacional “de advertência“. A paralisação de 72 horas será a partir da próxima quarta-feira (30). A mob...
Escolas municipais retomam aulas nesta segunda, afirma Semed Foto: Karla Vieira/SEMCOM. As 498 escolas da rede pública de Manaus, que tiveram aulas suspensas na sexta-feira (25) por conta da falta de combustíveis, voltam a funcionar normalmente nesta segunda-feira (28), de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação...
Contagem regressiva para o Jungle Classic. Confira os pontos de vendas Com 11 lutas casadas, o evento terá vários lutadores veteranos que fazem parte da história da arte suave representando o Estado. Foto: Divulgação Marcado para o dia 1º de junho, às 19h, no Jevian Festas e Eventos, localizado na Rua Rio Javari, nº 788, Conjunto Vieiralves, ...
Pelo menos 14 aeroportos registram falta de combustível, diz Infraero Foto: Arquivo Em pelo menos 14 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) falta combustível para abastecer as aeronaves, na manhã de hoje (27). A empresa é responsável por 54 aeroportos em todo país. O balanço foi concluíd...
Provas de Processo Seletivo do Cetam acontecem neste domingo em 41 municípios Foto: Divulgação As provas do Processo Seletivo para cursos técnicos e cursos de especializações técnicas, do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), serão aplicadas neste domingo (27), na capital e interior. No total, 18.680 candidatos inscritos deverão realiz...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook