Sidney Leite aciona MPF sobre mortes de indígenas no Vale do Javari

Em um requerimento protocolizado na sede do MPF-AM, Sidney Leite cobra um posicionamento do órgão para explicar as mortes de 35 índios. Foto: Divulgação

As 35 mortes de indígenas que já ocorreram, no Vale do Javari, por falta de assistência médica, sendo duas na última semana, fizeram com que o deputado estadual Sidney Leite acionasse o Ministério Público Federal, nesta terça-feira, dia 23, pedindo providências sobre os óbitos, principalmente de crianças indígenas, que aconteceram no Vale do Javari, terra indígena localizada entre os Municípios de Atalaia do Norte e Guajará (a 1137 km e 1036 km de Manaus, respectivamente), localizados respectivamente a 1.138 e 1.475 quilômetros da capital Manaus.

Em um requerimento protocolizado na sede do MPF-AM, o parlamentar cobra um posicionamento do ĂłrgĂŁo para explicar as mortes. “SĂŁo 35 pessoas mortas entre crianças e flecheiros. EntĂŁo, acionamos o MinistĂ©rio PĂşblico Federal para tentar entender o que aconteceu. Se foi falta de assistĂŞncia ou por algum outro motivo. O que nĂŁo pode Ă© ter um grande nĂşmero de Ăłbitos sem apurar as eventuais irregularidades que aconteceram”, explicou o deputado.

Rotina

De acordo com o presidente da Associação do Povo Kanamari, Analimar Kanamari, as mortes tĂŞm virado rotina no MunicĂ­pio de Atalaia do Norte.  “As mortes de crianças se repetem dia apĂłs dia. Na semana passada, mais duas crianças morreram. Já sĂŁo 35 mortes”, disse Analimar, que afirmou ainda ter procurado tambĂ©m a Secretaria Especial de SaĂşde IndĂ­gena em BrasĂ­lia. “NinguĂ©m se posiciona, o que mostra a falta de atendimento e assistĂŞncia na saĂşde indĂ­gena”, concluiu.

Desde a Ăşltima sexta-feira, os Ă­ndios protestam em frente da Secretaria Especial de SaĂşde IndĂ­gena (Sesai) em Atalaia do Norte.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *