Veja como identificar problemas auditivos nas fases de crescimento das crianças

A audição infantil precisa ser testada e exercitada desde cedo. Isso é fundamental, já que as crianças aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais, nos primeiros anos de vida. Crianças que demoram mais para falar ou são muito dispersas e distraídas podem estar com problemas de audição.

Mesmo depois do teste da orelhinha, que agora é feito logo após o nascimento, os pais devem ficar atentos porque as dificuldades para ouvir podem ocorrer mais tarde devido a diversos fatores, como otites e o uso de medicamentos. Daí a importância de os pais levarem seus filhos a um médico otorrinolaringologista assim que suspeitarem de algum problema.

Quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com perda auditiva leve ou moderada, que não começam logo o tratamento podem ter mais dificuldade para aprender a falar e ler, o que prejudica a aprendizagem na escola. A troca de fonemas e o baixo rendimento nas aulas e provas podem ser alguns indícios de déficit auditivo em crianças com idade escolar. Em grande parte dos casos, a indicação do otorrinolaringologista é do uso de aparelho auditivo.

“A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e relacionamento”, afirma a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas.

Mais de 3 milhões de crianças têm problemas de audição na América do Norte. No Brasil, não existem estimativas, mas os especialistas acreditam que esse número também seja grande.

Testando a audição. Como as crianças devem reagir aos sons, em cada fase:

Até 3 meses
Asusta-se com ruído forte
Faz sons vogais como “ooh” e “aah”

Dos 3 aos 6 meses
Balbucia bastante
Movimenta os olhos e vira a cabeça na direção de vozes

Entre 6 meses e 9 meses
Responde ao seu próprio nome
Imita a fala com sons
Brinca com repetição da voz “La-la-la-la”

De 9 a 12 meses
Responde diferentemente a conversa feliz ou raivosa
Usa duas ou três palavras corretamente

De 1 a 2 anos
Identifica pessoas, partes do corpo
Pode nos dizer o que quer
Gesticula com fala apropriada
Repete algumas palavras ditas
Aumenta o vocabulário com aproximadamente 20 palavras

 

Sintomas de perda auditiva nas crianças:

Não se assusta com sons intensos
Falta de atenção
Isolamento e/ou agitação
Trocas na fala
Demora para falar
Dificuldade para entender o que as pessoas falam
Senta próximo à TV mesmo com o volume alto
Vira a face para um determinado lado (tendência a priorizar a orelha com melhor audição)
Baixo rendimento escolar

 

Dicas para a estimulação da linguagem e potencial auditivo das crianças:

* Converse com a criança desde cedo, não importa se ela não responde. Quando você fala com ela, está mostrando como usar os lábios e a língua.
* Não deixe de cantar para o bebê quando ele estiver acordado. Cante com voz suave, em tom amoroso.
* Leia em voz alta para o bebê. Nada estimula mais a criança do que escutar você falar. Os livros ilustrados com figuras e desenhos complementam esse estímulo e são ótimos para desenvolver as habilidades infantis.

 

 

 

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