Quarta-feira, 23 de maio de 2018

SSP-AM renova contrato para forças especiais das Polícias Militar e Civil usarem fuzis do Exército

Convênio assinado hoje garante por seis meses a utilização de 70 fuzis do Exército pelo efetivo de tropas especializadas do sistema de segurança público. Fotos: Valdo Leão/ Secom

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e o 12° Batalhão de Suprimento do Comando Militar da Amazônia (CMA) renovaram, nesta sexta-feira (19), o contrato de comodato para utilização de Fuzis 762 FAL, que são de uso exclusivo do Exército, pelas forças especiais das Polícias Civil e Militar.

Assinado pelo vice-governador e Secretário de Segurança, Bosco Saraiva, o convênio garante por seis meses a utilização de 70 fuzis do Exército pelo efetivo de tropas especializadas como a Companhia de Operações Especiais (COE), Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) e Choque, da Polícia Militar, e o Grupo Fera da Polícia Civil.

As armas também serão empregadas em Tabatinga, na tríplice fronteira, onde o governo participa da Base Anzol com policiais que atuam na Estratégia Estadual de Segurança nas Fronteiras (Esfron).

Potencial ofensivo

Com maior potencial ofensivo, o armamento começou a ser usado pelas polícias do Amazonas em substituição a armas como Carabina .40, Metralhadoras .40, Carabinas 556.

“Isso é importante e comprova a atual integração do governador Amazonino Mendes com o Exército, buscando a segurança do povo e fortalecendo o trabalho dos nossos policiais”, enfatizou Bosco Saraiva.

De acordo com o Chefe do Estado Maior da 12 Região Militar, Coronel Jorge Fernandes, com a parceria, o Exército e o Governo do Amazonas conseguem oferecer melhor potencial às tropas policiais e contribuir com a segurança pública.

Proteção às tropas

“Esse é um armamento que dá uma proteção às tropas policiais e a população a uma distância média. É um fuzil que tem alcance de utilização de 600 metros e possibilita que a polícia faça incursões com maior segurança. É uma arma de emprego do exército que a polícia terá maior possibilidade de se adequar a várias situações”, disse o Coronel do Exército.

O vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, afirmou nesta sexta-feira que vai buscar no exterior novidades tecnológicas para melhorar e modernizar o trabalho das polícias no Amazonas.

Feira mundial

O encarregado da missão é o delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Antônio Chicre Neto, que vai participar da edição de 2018 da principal feira de armas do mundo, a Shot Show, em Las Vegas, no estado de Nevada, Estados Unidos.

“Vamos buscar o que há de mais moderno para o combate fluvial, aéreo e na mata para, com isso, buscar os caminhos de dotar nossos policiais de armamento com maior potencial ofensivo”, disse Saraiva.

Chicre Neto foi convidado por representantes do Consulado Geral dos Estados Unidos para compor uma delegação brasileira, formada por 40 servidores da Segurança Pública e Militar de diferentes estados.

Veja também

Durante revista no CDPM são encontrados 25 estoques e 9 celulares em seis pavilhões. Veja fotos   Estoques artesanais e aparelhos celulares foram encontrados durante revista em seis pavilhões da unidade. Fotos: Aguilar Abecassis/Secom e Claudio Trindade/Seap Vinte e cinco estoques artesanais e 9 celulares foram apreendidos durante revista realizada no Centr...
Inscrições abertas para curso de inclusão digital para terceira idade A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está com inscrições abertas para o curso de Inclusão Digital para pessoas idosas. Realizada pelo Departamento de Prevenção à Violência, a qualificação inclui aulas de informática básica e avançada, palestras sobre o E...
Segurança é reforçada no sistema prisional para visitas e SSP-AM retoma Operação “CerberusR... Após a fuga de 35 detentos registrada no CDPM II, Seap e SSP-AM retomaram a Operação "Cerberus" no sistema prisional. Fotos: Divulgação As ações de vistoria e fiscalização no sistema prisional da capital foram reforçadas nos finais de semana, começando nos dias 19 e 20 d...
Polícia Civil recebe reforço de 215 agentes do concurso de 2009 e Amazonino anuncia reforma de todas... Aprovados no concurso de 2009, os novos policiais haviam garantido o ingresso na Polícia Civil por determinação judicial. Governador determinou que grupo fosse chamado e iniciasse curso de formação. Foto: Clóvis Miranda/ Secom Passados quase 10 anos, 215 novos policiais ...
Seis pessoas são presas em Lábrea durante Operação “Peregrino”. Grupo estava com armas e... Seis pessoas foram presas em flagrante e nove assinaram TCO, sendo liberadas. Operação visa combater tráfico de drogas. Foto: Divulgação Seis pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo e munições d...

Um comentário para “SSP-AM renova contrato para forças especiais das Polícias Militar e Civil usarem fuzis do Exército

  1. Uma dica aí pro nosso secretario de segurança ,que dê oportunidades pros militares que serviram o exercito que ja tem uma preparação e treinamento militar e depois de um certo tempo é mandado embora podendo ser aproveitado na policia militar.foi aqui a dica .abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook