Polícia prende dupla investigada por furtar fios de cobre em vários bairros de Manaus

A Polícia Civil do Amazonas, representada pelo delegado Adriano Felix, titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (Derfd), apresentou na tarde desta sexta-feira (19/01), durante coletiva de imprensa realizada às 14h30, no prédio da unidade policial, Antônio D’Ávila dos Santos, 31, e Odileno Bezerra de Souza, 29, investigados por furtarem fios de cobre utilizados por empresas de telefonia móvel e de Internet.

Segundo a autoridade policial, os homens foram presos por policiais civis da Derfd em bairros distintos da capital. Odileno foi interceptado na madrugada de quinta-feira (18/1), por volta das 3h, na avenida Camapuã, conjunto Vila Nova, bairro Cidade Nova, zona norte. Com o infrator foram encontrados mais de 60 metros de fios de cobre, furtados de empresas de telefonia móvel e de Internet.

Já na manhã desta sexta-feira (19/01), Antônio foi preso pelos policias da Derfd por volta das 6h, na Avenida Grande Otelo, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul. Na ocasião, o infrator também estava em posse de cerca de 60 metros de cabos de cobre, pertencentes a uma companhia de telefonia móvel.

De acordo com Felix, as investigações em torno dos furtos tiveram início após o recebimento de denúncias e registros de Boletins de Ocorrência (BOs) relatando os delitos. “Iniciamos esse trabalho investigativo em benefício do cidadão e das empresas lesadas, com o intuito de retirarmos de circulação esses infratores. Esse tipo de crime, caracterizado como furto qualificado, gera um prejuízo enorme, não só para a população, como também para as empresas de telefonia e de Internet”, argumentou.

Segundo o delegado, no ano de 2017 a Derfd registrou aproximadamente 345 BOs sobre casos como este. “Constatamos que esses crimes geraram prejuízo estimado em cerca de R$ 2,9 milhões, pois verificou-se que houve o furto de 16,8 mil metros de cabos em toda a cidade. Apenas nesse mês de janeiro, 37 ocorrências de furtos envolvendo cabos telefônicos e de Internet foram formalizadas na especializada, quatro delas sendo lavrado flagrante. Este é um número preocupante e, por este motivo, convocamos investigadores experientes para atuarem nesses casos”, ressaltou.

O titular da Derfd enfatizou que a madrugada é o período mais propício para a ação desses infratores, por conta da redução da movimentação de pessoas nas ruas. A autoridade policial informou, ainda, que a cada atividade criminosa envolvendo furto desses cabos afeta, aproximadamente, 1 mil pessoas, prejudicadas com o mau funcionamento ou a paralisação total dos serviços prestados pelas empresas.

“Daremos continuidade às diligências, tendo em vista que existem receptadores comprando o cobre proveniente desses fios furtados. Caso não existissem esses receptadores, esse crime não estaria atingindo uma magnitude tão grande. Então, nosso trabalho irá continuar e temos o objetivo de identificar, localizar e prender esses compradores do cobre proveniente da atividade ilegal”, ressaltou Felix.

Antônio e Odileno já possuem passagem pela polícia por furto qualificado. Conforme o delegado, Antônio foi preso em flagrante por furto no dia 14 de dezembro de 2017. Os infratores foram autuados em flagrante por furto qualificado. Ao término dos procedimentos cabíveis na Derfd, eles serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *