28/JUL 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Blocos e bandas de rua assinam adesão à portaria do Carnaval 2018

Publicado em 17 de janeiro, 2018

A nova Portaria da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) estabelece as regras para a realização de eventos em vias públicas da cidade. Foto: Lindenberg Cavalcante/CICC.

Representantes de bandas e blocos carnavalescos de Manaus assinaram, nesta quarta-feira (17/01), adesão à nova Portaria da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que estabelece as regras para a realização de eventos em vias públicas da cidade, e o Termo de Compromisso de Realização de Eventos, uma espécie de ‘ajustamento de conduta’ para o setor. A partir da sexta-feira (19/01), o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) será ativado com a presença dos órgãos estaduais, municipais e federais para acompanhar os eventos. Até a quarta-feira de cinzas (14/02), a estimativa é que ocorram 300 festas carnavalescas na capital.

As operações integradas de Segurança para o Carnaval 2018 estão programadas, com previsão de montagem de estrutura para cobrir na capital e interior. Os organizadores são obrigados a contratar segurança privada e montar barreiras para controle de acesso do público. A SSP-AM fará a fiscalização dos eventos, para verificar o cumprimento das normas de segurança. Desde a semana passada, o vice-governador e titular da SSP, Bosco Saraiva, acompanha as blitze aos eventos, com equipes das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Corregedoria-Geral do Sistema de Segurança Pública.

Assinada em conjunto pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, a portaria sobre eventos em vias públicas reforça os critérios de segurança que precisam ser adotados pelos organizadores. Envolve medidas preventivas e situações emergenciais, de olho na segurança dos foliões. Uma das mudanças para este ano é que as festas à céu aberto só poderão ocorrer até no máximo às 23 horas. Bebidas em garrafas de vidro e churrascos em espetos também estão proibidos, por questões de segurança.

Cumprimento das regras

Além da fiscalização direta da SSP-AM, a Central Integrada de Fiscalização (CIF), do Sistema Integrado de Comando e Controle, que envolve os órgãos do Sistema de Segurança das três esferas de poder, estará nas ruas para acompanhar o cumprimento de regras pelas bandas. No CICC, onde é possível acessar em tempo real as informações geradas pelos agentes de segurança, os trabalhos do Carnaval 2018 devem se estender até o final de fevereiro.

De acordo com o vice-governador, a proposta é fortalecer o Carnaval de Rua e levar mais segurança às pessoas. “São medidas que resgatam o Carnaval e ajudam a fortalecer essa tradição. Essa mudança de horário é importante porque considera o horário de encerramento dos ônibus, que é a meia noite, e também levamos em conta que a maioria das bandas ocorre em regiões residenciais, o que também acaba gerando algum transtorno para as pessoas. As pessoas vão poder brincar mais cedo e voltar mais cedo para casa também, como já acontece em carnavais de rua de outros Estados, como o Rio de Janeiro”, disse Saraiva.

Estrutura de atendimento

Para facilitar a regularização das bandas, Bosco Saraiva determinou a montagem de uma estrutura de atendimento aos organizadores no CICC, localizado na avenida André Araújo, Aleixo, zona centro-sul. É no CICC que as bandas precisam encaminhar ofício para que o evento seja incluído na programação de segurança pública.

Na noite de quarta-feira, Bosco Saraiva reuniu com membros da Associação de Bandas e Blocos de Rua do Carnaval de Manaus (ASBBAM) para alinhar as medidas. Criada em outubro do ano passado, a Associação representa cerca de 100 bandas e blocos carnavalescos da capital, como a Galo de Manaus, Difusora e a banda do Flamengo.

“Saímos aliviados e, agora, é trazer essa tradição de brincar o carnaval cedo, para poder ir mais cedo para casa. A gente convida a população da comunidade para brincar o verdadeiro Carnaval de rua. Aquele que vai à banda de marchinha, à escola de samba, o Carnaval tradicional dentro das comunidades. Você não precisa se deslocar, dá para brincar no próprio bairro. Procure uma melhor banda, evento, vá se divertir, brinque com responsabilidade e na consciência de que o evento vai terminar mais cedo”, disse o presidente da ASBBAM, Anderson Santos.

Veja mais notícias em Carnaval

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.