Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Cidades do Acre e Amazonas receberão geradores de energia após incêndio em usina

Cidade de Guajará está com racionamento de energia. Problema se deu por causa de um incêndio que atingiu a sala de máquinas da Usina Termoelétrica da Guascor, em Cruzeiro do Sul, no Acre e que abastece o município amazonense.

A Usina Termoelétrica da Guascor, em Cruzeiro do Sul, no Acre, deve receber nesta terça-feira (9) quatro novos grupos de geradores. Além desses, foram alugados oito geradores, que serão enviados para a usina nos próximos dias.
Cerca de 120 mil pessoas foram atingidas diretamente pela falha no serviço de distribuição de energia depois de um incêndio ocorrido na semana passada na casa de máquinas da usina.

Os municípios Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Acre, e o de Guajará, no Amazonasm adotaram esquema de rodízio para o abastecimento de energia.

Segundo o diretor de Operação da Eletrobras Distribuição Acre, Danilo Klein, o abastecimento poderá ser normalizado nesta semana. Ele informou que algumas máquinas ainda podem ser recuperadas e que trabalha-se para isso.

“O clima nesses dias tem estado mais ameno, o que diminui o consumo [de energia]. As repartições públicas municipais e estaduais diminuíram seu horário de trabalho. Os grandes consumidores que têm gerador estão trabalhando full time [em tempo integral] com gerador para que atender o maior número possível de consumidores.”

O agente censitário Rodrigo Andrade, de 23 anos, reclama do rodízio de abastecimento em Cruzeiro do Sul e diz que o bairro onde mora está quase todas as noites sem luz.

“Eu trabalho no IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] durante o dia. Já está com três dias seguidos que estou tendo que voltar, porque, ou falta de manhã, ou à tarde. À noite, tem que tentar fazer alguma coisa fora de casa porque não tem como ficar dentro de casa com o calor insuportável que dá. Tenho algumas coisas para estudar e não consigo, por conta da falta de energia.”

A Eletrobras Distribuição Acre afirma que o cronograma de rodízio é uma previsão que pode sofrer alterações a depender de condições climáticas e potência disponível. A prioridade no abastecimento é para bairros que dispõem de serviços públicos como hospitais, maternidades e presídios.

Veja também

Homem é morto após tentar furar PM com tesoura Foto: Reprodução Um homem, de 24 anos, morreu ao ser atingido por um tiro no peito neste domingo (15),  na rua Paulo Sarmento, bairro Amazonino Mendes, zona Leste. Segundo a polícia, ele teria reagido a uma abordagem e atacou um policial com uma tesoura. O policial re...
Homem é morto durante troca de tiros com a polícia. Ele havia tentado assaltar três pessoas na Cidad... Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38. Foto: Divulgação Um homem, ainda não identificado, morreu na noite de sexta-feira (13) após uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Ele tentou assaltar três pessoas ante...
Vem aí: 11ª Mostra de Música Canção da Mata com entrada gratuita. Confira a programação Banda Luneta Mágica. Foto: Divulgação A cidade de Manaus vai receber a 11ª edição da Mostra de Música Canção da Mata, do Sesc Amazonas, nos próximos dias 16 e 17 de julho, a partir das 20h, no palco do Teatro Amazonas, situado na Rua Eduardo Ribeiro, Centro da cidade. O ...
Compras de vestuário a partir de R$ 5? ‘Varal Sustentável’ leva bazar para shopping na z... O Varal Sustentável é apresentado ao público no formato que dá nome ao projeto, ou seja, as peças de calças, bermudas, camisas, sapatos e outros objetos são expostos em um varal à espera dos consumidores.  Foto: Divulgação O fim de semana pode ser uma oportunidade para com...
Fies ofertará mínimo de 155 mil vagas para o segundo semestre, com 50 mil a juro zero Foto: Reprodução O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ofertará, pelo menos, 155 mil vagas para o segundo semestre de 2018. Desse total, 50 mil oportunidades serão a juro zero. As inscrições para essa edição terão início na próxima segunda-feira, 16, exclusivamente ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook