Sexta-feira, 20 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Prefeitura de Manaus divulga regras e datas de pagamentos do IPTU, Alvará e ISS

A Prefeitura de Manaus definiu seu calendário fiscal para o exercício de 2018 e as regras de lançamento dos seus impostos municipais – Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço para profissionais liberais (ISS Autônomo) e a Taxa de Verificação de Funcionamento Regular (Alvará de Funcionamento). Os atos foram publicados no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 4/1.

De acordo com o Decreto nº 3.930, a cota única do IPTU terá 10% de desconto para todos os contribuintes que efetuarem o pagamento da guia até o dia 15 de março. O pagamento do imposto também poderá ser efetuado em 10 parcelas subsequentes, mas sem o desconto.

O subsecretário de Receita da Secretaria Municipal de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Armando Simões, informou que o lançamento do IPTU 2018 estará disponível na web, para consulta e impressão, na página da Prefeitura de Manaus, até o dia 16 deste mês.

“Mesmo assim a Prefeitura estará enviando aos seus contribuintes do IPTU, via Correios, os carnês com as informações de lançamento e as guias para pagamento. As distribuições começam até o final de janeiro”, disse.

Alvará

Contribuintes do Alvará têm até o dia 5 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% da cota única. Nesse caso, o abatimento é válido apenas para as empresas em dias com o fisco municipal até dezembro de 2017. Outra opção é parcelar o valor da taxa anual em cinco parcelas. A primeira parcela também vence no dia 5 de fevereiro.

Segundo o subsecretário de Receita da Semef, os empresários receberão suas notificações, via Correios, após a primeira quinzena de janeiro. O lançamento também estará disponível para consulta e impressão via internet, mas somente a partir da próxima quarta-feira, 10.

ISS Autônomo

Neste exercício os profissionais liberais contribuintes com a cota anual do ISS Autônomo também terão desconto de 10% sobre sua guia de pagamento único. Para assegurar o desconto é necessário realizar o pagamento até o próximo dia 10. O benefício é válido a todos os profissionais autônomos cadastrados na Semef.

Outra opção é o pagamento parcelado em 12 vezes, sem desconto. As notificações do ISS Autônomo foram distribuídas pelos correios. Quem ainda não recebeu a consulta e impressão já está disponível nas páginas da Semef e Prefeitura de Manaus na internet.

Veja também

Durante serviço de reforço de muralhas, Seap encontra túnel no Compaj No final da tarde desta sexta-feira (19/07), durante procedimento de escavação para reforço da muralha externa do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) encontrou um túnel antigo na unidade. A Seap in...
‘Varredura’ vacinal em bairros prioritários prossegue no fim de semana Foto: Divulgação As “varreduras” vacinais, ação da segunda etapa do Plano de Intensificação do Combate ao Sarampo, que a Prefeitura de Manaus começou a executar na última segunda-feira, 16/7, continuarão nos fins de semana, com horários diferenciados. Neste sábado, 21 e ...
Jovem é preso por falsificar certificados escolares da rede estadual Foto: Divulgação Após uma denúncia enviada à Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), um jovem, de 20 anos, foi preso na tarde desta sexta-feira (20), na Zona Norte de Manaus, por vender falsos certificados escolares ...
Prefeitura intensifica testagem rápida para hepatites em 140 Unidades de Saúde A Prefeitura de Manaus iniciou nesta sexta-feira, 20/7, a Campanha Municipal de Combate às Hepatites Virais, com a intensificação das ações de educação em saúde, prevenção e detecção precoce da doença. A programação será executada na rede municipal de saúde, por meio das U...
Carro capota após colidir com caminhonete em avenida na zona Norte Foto:Divulgação Um carro capotou após colidir com uma caminhonete na avenida Arquiteto José Henrique, sentido bairro centro, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. Uma pessoa ficou ferida e foi encaminhada ao Pronto Socorro Platão Araújo, na zona Leste, nesta ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook