Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Por falta de efetivo, PF adia transferência de ex-secretários para presídio comum

Três ex-secretários estão desde o dia 31 na carceragem da PF. No dia seguinte, Pedro Elias se entregou. Sob custódia da Federal só ficará o ex-governador José Melo. Foto: Divulgação

Os ex-secretários de Estado Afonso Lobo (Sefaz), Wilson Alecrim (Saúde), Evandro Melo (Sead) e Pedro Elias (Saúde) devem ser transferidos nesta quarta-feira (3) para a triagem do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM).

Em nota, a Superintendência da Polícia Federal no Amazonas informou que em razão dos trabalhos desenvolvidos pelo órgão e diante do reduzido efetivo policial, a transferência para a triagem não foi realizada ontem, conforme anunciado, devendo ocorrer apenas hoje.

Apenas o ex-governador José Melo permanecerá sob custódia da Polícia Federal, em razão de determinação da Justiça Federal.

Os ex-secretários estão na carceragem da PF desde o dia 31 de dezembro, em razão da decretação de prisão preventiva para os mesmos. Ainda não há horário para a transferência.

Prisões

O ex-governador e mais os ex-secretários Afonso Lobo (Sefaz), Wilson Alecrim (Saúde) e Evandro Melo (Sead) estão presos na PF desde a véspera de ano novo. O ex-secretário Pedro Elias se entregou nesta segunda-feira.

A Justiça acatou parcialmente recurso do Ministério Público Federal (MPF). Até às 14h20 de hoje, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) ainda não tinha a confirmação da entrada dos presos no sistema.

A transferência será realizada por escolta da Federal, conforme informou a assessoria da Seap.

Sistema

Provavelmente vão retornar para o Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDPM II), no KM 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), onde ficaram detidos logo após as operações da Polícia Federal.

José Melo foi detido na Operação Estado de Emergência e os outros ex-secretários na Custo Político. As duas operações são desdobramentos da Maus Caminhos, que investiga desvio de mais de R$ 110 milhões da área da saúde.

Federal

A juíza federal Ana Paula Serizawa acatou parcialmente os recursos no qual o MPF-AM pedia a revogação da prisão domiciliar dos quatro.

Ana Paula Serizawa é a juíza federal que está de plantão até o dia 1° de janeiro e também relatora do processo da Maus Caminhos.

Veja também

Oito presos perigosos da FDN, Comando Vermelho e PCC transferidos de Manaus para presídio federal vã... Presídio federal em Mossoró não tem registro de fuga nem de entrada de celular. Fotos: Divulgação A transferência de oito presos de alta periculosidade, todos ligados a facções criminosas, de Manaus para o presídio de segurança máxima federal no Rio Grande do Norte, em M...
Seis unidades prisionais passam por revista e fiscalização para reduzir risco de fugas e rebeliões... Seap fez seis revistas nos últimos nove dias em unidades prisionais masculinas e femininas. Fotos: Divulgação A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) intensificou os procedimentos de revista nas unidades prisionais nas duas últimas semanas. Fontes do...
Após protestos e manifestações, governo recua para implantar unidade prisional no Tarumã Moradores do Tarumã fizeram ato pacífico hoje e rodam nas redes sociais um abaixo-assinado. Governador determinou que Seap procure uma nova área de estudo. Fotos: Divulgação Após um novo protesto pacífico neste sábado (7), realizado por moradores de conjuntos e residenci...
Governo e Prefeitura de Manaus devem finalizar obras em abrigo para refugiados venezuelanos MPF, MPT e DPU expediram recomendação para que poder público finalize obras de adaptação de abrigo voltado a refugiados venezuelanos. Foto: Divulgação O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Defensoria Pú...
MPF denuncia ex-secretário da Sefaz por corrupção. Afonso Lobo é acusado de receber mais de R$ 1 mil... Entre os presentes e propinas, Afonso Lobo recebeu ingressos para a Copa, para shows, além de vinhos caros. Foto: Divulgação O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-secretário de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz) Afonso Lobo Moraes e os empresários Mouhamad...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook