Amazonino acerta Semana do Amazonas em Washington e construção de aquário no AM, com Smithsonian e BID

Semana do Amazonas aconteceria, em Washington, na Semana da Pátria do Brasil

Semana do Amazonas em Washington, aquário em Manaus, parcerias com instituições como o Inpa. Amazonino volta cheio de propostas dos EUA

Semana do Amazonas, durante a Semana da Pátria do Brasil, em Washington, apresentando o potencial turístico do Estado. Um aquário que serviria de atração turística nacional e internacional. Foi o que o governador Amazonino Mendes acertou nesta quarta (230/12), na capital dos EUA. Ele reuniu com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e acertou os detalhes. A reunião ocorreu na embaixada do Brasil.

Também estavam no encontro funcionários do Instituto Smithsonian, o maior administrador de museus norte-americanos. O governador falou sobre o potencial econômico do turismo sustentável no Amazonas.

Amazonas esteve ontem em New York. Discutiu segurança pública com o prefeito do “tolerância zero”, Rudolph Giuliani.

 

Projetos

Os representantes do BID demonstraram interesse em financiar projetos no Amazonas. O banco e o Instituto Smithsonian enviarão, no início de 2018, especialistas para avaliar o potencial turístico. E também as condições para a criação de um Museu Natural da Amazônia. Os recursos seriam oferecidos pelas duas instituições. Eles também avaliarão investimento na implantação de aquário que serviria de atração turística regional.

“Nós todos, na Embaixada do Brasil, fomos brindados. A Amazônia foi brindada por um anteprojeto pragmático, inteligente, brilhante, originado do pensamento do nosso embaixador Sérgio Amaral. Ele convidou figuras exponenciais como o professor (Thomas) LoveJoy, velho conhecido da Amazônia; Instituto Smithsonian; o BID, para que tudo isso se tornasse uma realidade. Discutimos teses, propostas, posições”, destacou o governador do Amazonas.

Amazonino ressaltou a necessidade de se preservar recursos naturais da Amazônia, ainda inexplorada, com atividades que gerem empregos e desenvolvimento. Isso sem prejuízos ao meio ambiente. Ele enalteceu a receptividade da comitiva norte-americana. Disse que foi “presente” para o Amazonas ser convidado para a Semana Brasileira nos EUA.

“Nós queremos fazer com que a Amazônia seja um roteiro turístico internacional para valer. Que dê empregos e condições de melhorar a nossa economia sem molestar a nossa floresta. O embaixador (Sérgio Amaral) foi muito além e resolveu fazer as comemorações tradicionais da Semana da Pátria aqui em Washington, com a nossa Amazônia. E já nos convocou para trazermos nossa cultura, nossas danças, nossa culinária, peças do Museu do Índio, para participarmos ativamente”, comentou o governador.

 

Parcerias

O embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Sérgio Amaral, exaltou as potencialidades amazonenses. Disse que surgiu a iniciativa de uma parceria para valorizar ainda as riquezas naturais da Amazônia. “O Amazonas talvez seja o mais importante do ponto de vista das suas reservas de proteção ambiental. Do ponto de vista da transformação dessas riquezas em atividades industriais, sobretudo no turismo ecológico. Estamos discutindo a hipótese ainda de uma parceira do Governo do Estado com essas entidades americanas muito prestigiosas, para valorizar as riquezas que ela tem, que são instituições como o Inpa, Museu da Amazônia”, disse o diplomata.

 

Semana do Amazonas

A semana brasileira nos Estados Unidos incluirá evento empresarial sobre o potencial do turismo ecológico na Amazônia e atividades culturais com a participação de artistas amazônicos.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *