Sessão especial na Assembleia Legislativa homenageia 10 anos da UnATI

A UnATI contabiliza mais de 10 mil matrículas em atividades de extensão. Foto: Aguilar Abecassis/Secom.

O legado de dez anos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) foi tema de uma homenagem celebrada nesta terça-feira (12/12), em sessão especial, pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Pesquisas, cursos de extensão e trabalhos voltados para o público idoso foram alguns dos projetos que receberam destaque na solenidade. O evento reuniu parlamentares, o diretor da UnATI, Euler Ribeiro, além de alunos e servidores da instituição.

Ao completar 10 anos de fundação, em novembro deste ano, a UnATI contabiliza mais de 10 mil matrículas em atividades de extensão, formação de mais de 360 especialistas em gerontologia e pesquisas sobre o envelhecimento de populações ribeirinhas amazônicas. Para o diretor do órgão, isso representa a conscientização do poder público e da sociedade em cuidar dessa parcela da sociedade.

“Nos próximos dez ou 12 anos nós teremos uma população com mais pessoas acima de 60 anos e menos indivíduos de 0 a 15 anos de idade. Isso é resultado de um trabalho e da cultura que estamos implantando há alguns anos e que irá, inclusive, melhorar a qualidade de vida dos nossos idosos”, destacou Euller Ribeiro, que também é gerontologista.

Em um breve balanço da UnATI o médico considerou as pesquisas como um grande marco da instituição que é vinculada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA). “Já comprovamos que a alimentação do homem da floresta (amazonense) à base do peixe, mandioca e frutos da região tem valor biológico superior à comida mediterrânea, que até então era referência mundial”, disse Euller sobre uma de suas pesquisas.

Outro estudo realizado em parceria com uma universidade gaúcha identificou grande potencial no açaí para combater doenças psiquiátricas. “São muitas os avanços que a UnATI vem nos permitindo conquistar. Há muito que se comemorar, estamos muito orgulhosos pela proporção que o projeto UnATI atingiu. Todos os semestres abrimos 1.500 novas vagas com foco no idoso”, completou o gerontologista.

O diretor da UnAti, o médico Euler Ribeiro, considera as pesquisas como um grande marco da instituição. Foto: Aguilar Abecassis/Secom.

UnATI  

Ao longo destes 10 anos, a UnATI já ofereceu mais de 10 mil matrículas em atividades de extensão que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas envelhecentes, formou mais de 360 especialistas em Gerontologia, foi destaque em pesquisa sobre envelhecimento de populações ribeirinhas amazônicas e também proporciona assistência de saúde por meio de sua própria policlínica que realiza em média 40 atendimentos especializados por dia.

 

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *