Mais de 2 mil óculos serão doados pelo Governo para moradores do interior

Serão beneficiados com os óculos pacientes de 12 municípios do interior e comunidades ribeirinhas. Foto: Jair Campos/Susam.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), vai entregar 2,2 mil óculos de grau, gratuitos, para pacientes de 12 municípios do interior e comunidades ribeirinhas. A ação faz parte do Programa Amazonas Saúde Itinerante, que realizou mais de 48.760 atendimentos médicos especializados em 2017. Através do programa foram identificadas as pessoas que necessitavam do benefício.

Os municípios beneficiados são: Beruri, Canutama, Carauari, Comunidade Caramuri, Eirunepé, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Juruá, São Sebastião do Uatumã, Silves e Tapauá. A entrega está sendo feita a partir desta terça-feira (05/12) aos representantes de cada município. As secretarias municipais de Saúde ficarão encarregadas de entregar os óculos às pessoas das comunidades assistidas pelo Amazonas Saúde Itinerante.

O Programa Amazonas Saúde Itinerante tem o objetivo de garantir o acesso ao atendimento especializado da população mais distante da capital. De acordo com a secretária executiva de Atenção Especializada ao Interior, Edylene Maria dos Santos, o programa possibilita que o paciente faça a consulta e receba os óculos no município onde mora.

“Estamos garantindo o benefício às pessoas que não têm condições financeiras para aquisição dos óculos. O objetivo do programa é, cada vez mais, levar atendimento especializado ao interior, para evitar o deslocamento e o aumento da demanda em Manaus”, explicou Edylene Maria dos Santos.

Números

No total, o programa já proporcionou, em 2017, 5.462 consultas oftalmológicas, que também tiveram o apoio do Barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI). Foram 2.224 pacientes que apresentaram necessidade de usar óculos. Todos foram providenciados pela Susam.

O Programa Amazonas Saúde Itinerante dispõe de uma série de serviços para as cidades do interior e comunidades ribeirinhas. Em 2017, o programa realizou 7.195 consultas médicas, 4.638 exames preventivos, 7.734 procedimentos odontológicos, 5.595 ultrassonografias, 1.733 exames dermatológicos, 4.493 testes de olhinho, entre outros procedimentos.

Manaus

Um total de 900 pessoas foram atendidas no último mutirão oftalmológico realizado pela Susam em Manaus, no final de novembro. As consultas de triagem tinham o objetivo de identificar pessoas que necessitavam de cirurgia de catarata. Os pacientes atendidos receberam o encaminhamento para os exames pré-operatórios e já começaram a realizar os procedimentos cirúrgicos.

Inicialmente, tinham sido 700 vagas em duas semanas de mutirão. Devido à demanda, a Susam aumentou o total de senhas para conseguir atender todos que necessitavam.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *