Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Mais de 2 mil óculos serão doados pelo Governo para moradores do interior

Serão beneficiados com os óculos pacientes de 12 municípios do interior e comunidades ribeirinhas. Foto: Jair Campos/Susam.

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), vai entregar 2,2 mil óculos de grau, gratuitos, para pacientes de 12 municípios do interior e comunidades ribeirinhas. A ação faz parte do Programa Amazonas Saúde Itinerante, que realizou mais de 48.760 atendimentos médicos especializados em 2017. Através do programa foram identificadas as pessoas que necessitavam do benefício.

Os municípios beneficiados são: Beruri, Canutama, Carauari, Comunidade Caramuri, Eirunepé, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Juruá, São Sebastião do Uatumã, Silves e Tapauá. A entrega está sendo feita a partir desta terça-feira (05/12) aos representantes de cada município. As secretarias municipais de Saúde ficarão encarregadas de entregar os óculos às pessoas das comunidades assistidas pelo Amazonas Saúde Itinerante.

O Programa Amazonas Saúde Itinerante tem o objetivo de garantir o acesso ao atendimento especializado da população mais distante da capital. De acordo com a secretária executiva de Atenção Especializada ao Interior, Edylene Maria dos Santos, o programa possibilita que o paciente faça a consulta e receba os óculos no município onde mora.

“Estamos garantindo o benefício às pessoas que não têm condições financeiras para aquisição dos óculos. O objetivo do programa é, cada vez mais, levar atendimento especializado ao interior, para evitar o deslocamento e o aumento da demanda em Manaus”, explicou Edylene Maria dos Santos.

Números

No total, o programa já proporcionou, em 2017, 5.462 consultas oftalmológicas, que também tiveram o apoio do Barco do Programa de Atendimento Itinerante (PAI). Foram 2.224 pacientes que apresentaram necessidade de usar óculos. Todos foram providenciados pela Susam.

O Programa Amazonas Saúde Itinerante dispõe de uma série de serviços para as cidades do interior e comunidades ribeirinhas. Em 2017, o programa realizou 7.195 consultas médicas, 4.638 exames preventivos, 7.734 procedimentos odontológicos, 5.595 ultrassonografias, 1.733 exames dermatológicos, 4.493 testes de olhinho, entre outros procedimentos.

Manaus

Um total de 900 pessoas foram atendidas no último mutirão oftalmológico realizado pela Susam em Manaus, no final de novembro. As consultas de triagem tinham o objetivo de identificar pessoas que necessitavam de cirurgia de catarata. Os pacientes atendidos receberam o encaminhamento para os exames pré-operatórios e já começaram a realizar os procedimentos cirúrgicos.

Inicialmente, tinham sido 700 vagas em duas semanas de mutirão. Devido à demanda, a Susam aumentou o total de senhas para conseguir atender todos que necessitavam.

Veja também

Atenção: Obra de drenagem altera itinerários do transporte coletivo na Ramos Ferreira Trecho da Ramos Ferreira, próximo ao IEA e à praça do Congresso Por conta da obra de desvio em um trecho da rede de drenagem na rua Ramos Ferreira, Centro, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informa que as linhas de ônibus 110, 112 e 129 passam a cu...
Prorrogadas, inscrições do Fies para o segundo semestre podem ser feitas até terça Foto: Reprodução As inscrições para a edição do segundo semestre de 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foram prorrogadas até as 23h59 desta terça-feira, 24. São 155 mil vagas ofertadas, sendo 50 mil com juro zero. Até a manhã desta segunda-feira, 23, já hav...
Veja os candidatos a presidente definidos nas convenções partidárias PSL lança candidatura de Jair Bolsonaro à presidência da República. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil No primeiro fim de semana de convenções nacionais, os partidos políticos confirmaram cinco candidatos a presidente da República: Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (P...
Edital de Credenciamento do Fundo Manaus Solidária tem 53 organizações sociais aptas O Edital de Credenciamento ajuda a mapear as organizações que desenvolvem trabalhos sociais em Manaus. Foto: Karla Vieira/Divulgação A lista definitiva com os nomes das organizações sociais aptas ao Edital de Credenciamento, do Fundo Manaus Solidária, foi publicada no Diár...
Corpo de turista é encontrado dentro de caverna no AM Foto: Reprodução Após 14 dias de intensas buscas pelo corpo da turista que caiu em caverna depois de tentar tirar uma selfie em local de risco,  na Cachoeira do Santuário, em Presidente Figueiredo,  a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas encontrou o corpo na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook