Governador Amazonino Mendes recebe visita de cortesia do cônsul-geral do Japão em Manaus

O cônsul-geral do Japão em Manaus, Shuji Goto, fez uma visita de cortesia ao governador Amazonino Mendes. Foto: Clóvis Miranda/Secom.

O ano de 2018 será de festa para comemorar a relação entre Brasil e Japão, em especial as parcerias do país com o estado do Amazonas. É quando se comemoram 110 anos da imigração japonesa no Brasil e 90 anos no Amazonas. O cônsul-geral do Japão em Manaus, Shuji Goto, fez uma visita de cortesia ao governador Amazonino Mendes, na sede do Governo, no bairro Compensa II, zona oeste de Manaus, na manhã desta quarta-feira (29/11). Na pauta: as importantes comemorações do ano que vem e o fortalecimento das parcerias entre o Governo do Estado e o país oriental.

Para o governador Amazonino, trata-se de uma importante relação, não apenas de cunho comercial, mas cultural. O governador destacou a profunda admiração pelo Japão e relembrou a visita feita durante uma de suas passagens anteriores pelo Executivo Estadual ao país oriental, quando ele pôde ver de perto uma antiga paixão: o fenômeno das cerejeiras.

 “Para mim é uma honra receber o cônsul-geral do Japão em Manaus. Tenho profunda admiração pela disciplina do povo japonês. No Amazonas temos uma relação comercial muito estreita com o país, por meio das empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus. Ficamos à disposição para atender a qualquer demanda que esteja ao alcance do Governo do Estado”, afirmou Amazonino. Ele adiantou que o Estado vai se preparar para fazer parte dos festejos da relação Brasil-Japão no ano que vem.

Festejos

A presidente de honra do Fundo de Promoção Social (FPS), Mônica Mendes, também participou do encontro e destacou que os festejos do ano que vem estão programados para o mês de junho de 2018, época do Festival Folclórico de Parintins, um dos primeiros municípios do Amazonas, ao lado de Maués, a receber uma colônia japonesa.

 O cônsul-geral do Japão também destacou que o Amazonas possui a primeira escola pública de educação básica a oferecer ensino bilíngue de japonês e português, a Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Professor Djalma da Cunha Batista, em Manaus.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *