Terça, 17 de julho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Pronto-Socorro da zona Norte volta a fazer cirurgias

Secretário da Susam, Francisco Deodato, esteve com médicos e técnicos do PS. Foto: Divulgação / Susam

O Hospital e Pronto-Socorro da Zona Norte (HPS Zona Norte) retomou, nesta sexta-feira, 17, o programa de cirurgias eletivas. A volta dos procedimentos está sendo possível em função da prorrogação, por mais 30 dias, pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), do contrato emergencial com o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), vencido no último dia 13.

Sete pacientes que estavam pré-agendados passaram por cirurgias – quatro de vesícula e três de hérnia, nesta sexta-feira. A meta para esta nova fase do contrato é realizar entre 15 e 16 cirurgias por dia e um total de 437 procedimentos que serão feitos nos 30 dias de prorrogação do contrato. Os pacientes são encaminhados pelo Sistema de Regulação e parte deles já passou por exames pré-operatórios estando apta a realizar os procedimentos.

Nesta sexta-feira, antes da retomada das cirurgias, o secretário Estadual de Saúde, o médico Francisco Deodato Guimarães, visitou a unidade e reuniu-se com a direção e corpo técnico para falar sobre as decisões tomadas pela atual gestão da Susam em relação aos contratos mantidos com o Imed.

Ficou acordado que neste primeiro momento o hospital vai dispor, além da estrutura do pronto-socorro e do centro de diagnóstico, de 56 leitos de enfermaria que serão usados pelos pacientes submetidos às cirurgias e outros 56 leitos de retaguarda, para dar apoio aos prontos-socorros da capital na área de clínica médica.

“Estamos aqui dando seguimento às tratativas que a Susam está fazendo com todos os seus contratados. E, no caso aqui, temos uma OS (Organização Social) que tem um contrato de gestão e outro para realização de cirurgia. Esse contrato foi revisto e, a partir de hoje, estamos iniciando, na prática, em cima de uma revisão de metas e valores, por mais 30 dias. E também está em discussão o processo de funcionamento da unidade”, disse o secretário.

Além do contrato emergencial para cirurgias, iniciado em agosto com vigência de três meses e prorrogado por mais um, a Susam mantém com o Imed um contrato de gestão com fins de prestação de serviços de assistência hospitalar para os prontos-socorros infantil e adulto e para o Centro de Diagnóstico, cuja vigência vai até dezembro e cuja prorrogação está em fase de negociação.

“Estamos ainda em fase de avaliação, discussão e revisão desse contrato, que também, como os outros, encontramos com cinco meses de atraso. É óbvio que há uma preocupação dos profissionais que trabalham aqui porque este contrato estava nessa condição há cinco meses. Mas nós esperamos que num processo de diálogo e definição de metas de governo a gente vá recolocando e dando normalidade ao sistema de saúde do Estado do Amazonas”, afirmou o secretário.

Em condições – De acordo com o diretor administrativo do HPS Zona Norte, Edson Martins, o hospital está preparado para realizar os serviços. “Estamos reiniciando cirurgias, com uma meta de 437, sendo 85% pedra na vesícula e hérnia. O hospital está pronto, o centro cirúrgico também. Hoje, estamos com sete cirurgias; segunda mais sete e, partir de terça, a gente pretende acelerar o número de cirurgias. Os leitos de internações também estão aptos a receber os pacientes. O Hospital está pronto para receber os pacientes de Manaus que vierem a utilizar nossos serviços”, afirmou o diretor.

Veja também

Susam amplia plantões de cirurgias de ortopedia, no Hospital Adriano Jorge Com a ampliação dos plantões, o hospital terá um aumento semanal de 22,5% no número de cirurgias ortopédicas. Foto: Divulgação A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) ampliou para os sábados os plantões de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, na Fundação Hospital ...
Hospital da Zona Norte realiza cirurgias de câncer de pele durante campanha Vinte e cinco pacientes que estavam na fila deverão zerar o procedimento de cirurgia de tratamento de câncer de pele no Hospital da Zona Norte. Foto: Divulgação Colaborando com a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, o Hospital e Pronto Socorro da Zona Norte ...
David Almeida articula com governo de Amazonino para retomar cirurgias no Hospital Delphina Mesmo se posicionando como adversário do atual governador Amazonino Mendes, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSD), articulou com os parlamentares Francisco Souza (Podemos), Abdala Fraxe (Podemos) e Sabá Reis (PR), a dest...
HPS Delphina Aziz começa a realizar cirurgias ginecológicas nesta semana. Veja a lista de procedimen... Neste mês, quando no mundo todo são realizadas ações para conscientizar sobre o câncer de mama por conta da campanha Outubro Rosa, o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus, inicia a realização de cirurgias ginecológicas. Serão realizados nov...
HPS Delphina Aziz esclarece que informações sobre mutirão de cirurgias são falsas A direção do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) da Zona Norte Delphina Aziz esclarece que notícias que estão circulando pelo WhatsApp, dando conta de que sexta-feira (25) haverá mutirão de cirurgia no hospital e que as pessoas devem se dirigir à unidade em determinado horár...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook