12/AGO 2026
Jornalista responsável: Marcos Santos

Vigilantes terceirizados fazem protesto por atraso de pagamentos

Publicado em 14 de novembro, 2017

Vigilantes terceirizados cruzaram os braços hoje no hospital Platão Araújo em razão do atraso de pagamento de salários. Foto: Divulgação

Vigilantes terceirizados do Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, na zona Leste, paralisaram suas atividades nesta terça-feira (14), em razão do atraso no pagamento de salários. Segundo a categoria, o atraso passa de três meses.

Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes, Vanderli Bernardo, os funcionários vão ficar de braços cruzados até a empresa responsável regularizar a situação do pagamento e dos tíquetes alimentação, que também não estão sendo entregues.

Dificuldades

“Também não estão recebendo vale-transporte e sem plano de saúde, por falta de responsabilidade da empresa e dos contratantes, como o Platão Araújo. Infelizmente os trabalhadores que prestam serviços aos órgãos públicos estão passando por esta dificuldade”, falou Bernardo.

Caso não ocorra uma solução para a situação, o presidente sindical informou que os terceirizados vão deixar os postos até o pagamento. “É um risco o hospital ficar sem segurança, colocando em xeque a segurança dos funcionários e até pacientes, porque estamos numa área zona vermelha de Manaus”, disse.

Ainda segundo o presidente do Sindicato, a situação se repete em outras unidades de saúde, como João Lucio, Serviço de Pronto Atendimento Alvorada, e inclusive, na Secretaria de Estado da Saúde (Susam).

Nota Susam

Por meio de nota, a Susam informa que liberou na semana passada aproximadamente R$ 40 milhões referentes ao pagamento das empresas que prestam serviços nas unidades da rede estadual de saúde, conforme acordado com seus representantes. O compromisso das mesmas é que priorizem o pagamento de seus funcionários.

No caso das empresas de vigilantes, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) informou ontem que liberou parte do pagamento de todas as empresas terceirizadas que prestam serviços para o Estado nas áreas de conservação, limpeza e vigilância na última sexta-feira, 10 de novembro e os demais pagamentos pendentes na Sefaz para os fornecedores que integram estas categorias estavam sendo liberados nesta segunda-feira, 13.

Calendário

Além disso, foi constituído um calendário para regularizar prioritariamente as despesas de até R$ 50 mil. As ordens bancárias para efetivar os créditos começam a ser enviadas para os bancos ainda esta semana. Os demais pagamentos dependem de fluxo de caixa para serem efetivados.

A Sefaz esclarece que os valores em aberto referem-se a exercícios anteriores ou à administração passada. O Governo do Amazonas, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal, vem adequando os gastos de acordo com a realidade financeira e orçamentária. As respectivas liquidações ocorrerão em consonância com o ingresso de receita.

Veja mais notícias em Geral

RELACIONADAS

Portal do Marcos Santos
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.