Governador entrega 51 viaturas e reforça policiamento na zona Norte com mais 540 homens

O governador Amazonino Mendes reforçou o policiamento da zona Norte, que recebe patrulhamento nos moldes do Ronda no Bairro e teve a entrega de 51 viaturas revitalizadas. Fotos: Clovis Miranda / Secom

O governador Amazonino Mendes reforçou o policiamento da zona Norte nesta terça-feira (14), durante a entrega de 51 viaturas revitalizadas, no Residencial Viver Melhor 1, bairro Lago Azul.

O conjunto, de aproximadamente 55 mil moradores, recebeu um tratamento especial com a criação de um setor de patrulhamento na microrregião e o uso da carreta do Centro de Integrado de Comando e Controle (CICC), que facilitará a comunicação entre a comunidade e as forças de segurança.

Índices

De acordo com o governador Amazonino, o reforço de policiamento atingirá toda a capital amazonense. Ele destacou que o patrulhamento ostensivo na zona Leste, lançado no mês passado, resultou na queda do índice de criminalidade naquela área (33% no número de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado).

“Um dos problemas sérios que aflige o nosso povo é a falta de segurança. Estou satisfeito com os desempenhos, resultados e respostas. Acredito eu, além do que estava pensando do que imaginava, porque os dois locais mais importantes, em termos de grandiosidade de população da cidade, são as zonas leste e norte. As duas zonas juntas têm quase 1,5 milhão de pessoas de uma cidade que tem dois milhões e pouco. É salutar, é bom saber que esses locais começam a ter segurança”, comentou.

O governador destacou que todo o reforço no policiamento comunitário nas zonas mais populosas da capital se deu apenas com ações administrativas dentro da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“Estamos celebrando a vontade do Governo do Estado de fazer sem recurso. Não dei um tostão ao secretário (Bosco Saraiva). Tudo isso foi feito com arranjo, com as coisas que administramos. É por aí o nosso caminho, porque dinheiro não tem. Mas tem muita vontade de se fazer, organizar, de fazer as coisas corretamente”, destacou.

Diuturnamente

Segundo o vice-governador e titular da SSP, Bosco Saraiva, a zona Norte contará com 540 homens patrulhando diuturnamente, em 51 viaturas, divididos em 43 microrregiões ou setores de policiamento.

Ele destacou a carreta do CICC dentro do Viver Melhor 1 para dar celeridade no tempo de resposta da polícia na comunidade.

“Quem manda é o Estado. Nós viemos para ficar. São 540 homens, além das forças especiais que estarão em patrulhamento permanente na área. Teremos uma carreta da CICC emitindo informações permanentes com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) para facilitar a ação dos policiais de forma imediata”, comentou Bosco Saraiva, ressaltando que a zona oeste será a próxima região a receber o reforço no policiamento.

Reforço

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel David Brandão, destacou que ação implantada na zona norte vai diminuir o tempo de resposta da corporação no atendimento à população.

“Tenho certeza que vamos atingir o resultado semelhante ao que alcançamos na zona leste. São 50 viaturas circulando em toda a zona norte, diminuindo o tempo de resposta quando acionadas. O patrulhamento se aproxima da população. As viaturas têm as visitas nos comércios, escolas, nas residências”, afirmou.

O coronel explicou que a carreta do CICC será o posto avançado da SSP dentro do residencial Viver Melhor 1. “Os nosso olhos e ouvidos dentro do Viver Melhor”, frisou.

Moradores

Presidente da Associação de Moradores do Viver Melhor 1, Nara Núbia, disse que a comunidade agradece ao Governo do Estado por ter atendido ao apelo dos moradores no reforço do policiamento.

“Está sendo consolidada a questão do policiamento dentro do Viver Melhor. O que interessa é que o conjunto seja lembrado porque moram pessoas de bem e que precisam de mais segurança”, declarou a líder comunitária.

Patrulhamento

As viaturas possuem tecnologia embarcada, como GPS e câmeras internas e externas integradas ao Ciops, e realizarão ronda ostensiva em 43 setores.

O uso de tecnologia moderna vai permitir mais efetividade ao trabalho de policiais militares de seis Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) e dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da zona norte, que vão patrulhar diuturnamente as ruas dos bairros Cidade Nova, Cidade de Deus, Nova Cidade, Novo Israel, Colônia Santo Antônio, Colônia Terra Nova, Santa Etelvina, Lago Azul, Monte das Oliveiras, Viver Melhor e Novo Aleixo.

Foto: Aguilar Abecassis/ Secom

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *