Terça, 19 de junho de 2018

Programa Diário da Manhã


Ouvir a Rádio Diário Ao Vivo

Ex-chefão do tráfico na zona Leste e líder da FDN tem mais dois mandados de prisão cumpridos durante operação “Rio Amazonas”

Maricaua foi preso ano passado, em Boa Vista, com dinheiro enterrado no quintal. Ele é acusado de ser mandante do assassinato de líder comunitária. Foto: Arquivo

Um dos líderes da facção criminosa Família do Norte (FDN) e traficante de alta periculosidade, Ronaldo Maricaua Flores, 33, teve mais dois mandados de prisão cumpridos por tráfico de drogas, durante a segunda fase da Operação “Rio Amazonas”.

Policiais da Delegacia Especializada em Capturas e Polinter (DECP) cumpriram 178 mandados de prisão, de detentos que já cumpriam pena em presídios do sistema carcerário do Amazonas. A maioria dos mandados foi por homicídio, roubo e tráfico de drogas.

200 kg de cocaína

Maricaua, que cumpre pena no Centro de Detenção Provisória Masculina (CDPM), no KM 8 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), já foi preso diversas vezes por tráfico, incluindo em 2009, com mais de 200 quilos de cocaína em Manacapuru, na época a droga estava avaliada em R$ 10 milhões.

Em 2016, em Boa Vista (RR), ele foi detido durante operação da Polícia Civil do Amazonas e na casa onde estava foi apreendido R$ 25 mil enterrados no quintal.

O preso é apontado ainda como mandante do assassinato da líder comunitária Rosenira Soares de Souza, morta a tiros no Nova Vitória, zona Leste, em 2016, por integrantes da facção criminosa. Segundo a polícia, Maricaua era um dos chefões do tráfico de drogas da zona Leste.

Outros presos

Sob o comando do delegado titular da DECP, Samir Freire, os mandados foram cumpridos entre os dias 3 e 10 deste mês, sendo 58 por homicídio, 49 por roubo e 30 por tráfico de drogas.

Ainda foram cumpridos mais 8 por carta precatória, dois pelo crime de estupro, um de adulteração veicular, dois por estelionato, um por extorsão mediante sequestro, dois foragidos da Justiça, sete por processos que correm em segredo de Justiça, e mais 18 mandados expedidos diretamente pela Vara de Execuções Penais (VEP).

Crimes graves

O objetivo da operação foi manter encarcerados aqueles que cometeram delitos graves, e dar eficácia nas decisões judiciais, afastando a sensação de impunidade com a existência de mandados em aberto por muito tempo.

A operação contou com a ajuda de agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Confira a lista dos mandados cumpridos: Operação Rio Amazonas

Veja também

Taxa de ocupação dos presídios brasileiros é de 175%, mostra CNMP. Norte tem até 3x mais lotação... Taxa de ocupação média dos presídios brasileiros é de 175,82%, e lotação é mais acentuada na Região Norte. Amazonas tem 8.822 detentos. Foto: Arquivo A taxa de ocupação dos presídios brasileiros é de 175,82%, nos 1.456 estabelecimentos penais no país. A lotação é mai...
Preso foragido que matou homem a facadas durante bebedeira em 2008 Romilson Pacheco cumpria pena no regime semiaberto e estava foragido desde 2016. Foto: Divulgação Romilson Pacheco de Souza, 35, foi detido em cumprimento a mandado de prisão preventiva por homicídio, nesta segunda-feira (18). A prisão foi realizada pela equipe de inv...
Dona de casa é presa com 1kg de pasta base de cocaína em Coari Eliete contou que estava guardando droga e que receberia por esse serviço. Foto: Divulgação A dona de casa Eliete Nunes Laborda, 29, foi presa acusada de tráfico de drogas em Coari (distante 365 quilômetros de Manaus). A prisão foi feita por meio da equipe de investig...
Foragido desde 2015 e traficante perigoso do Comando Vermelho, Tio Patinhas chega a Manaus nesta ter... Várias mortes são atribuídas a ordens de Tio Patinhas e Mano G, e em razão da disputa entre facções Comando e FDN. Foto: Divulgação A Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), está coordenando a transfer...
Tio Patinhas, segundo maior traficante do Comando Vermelho, é preso em Pernambuco Tio Patinhas foi preso em ação conjunta da PM de Pernambuco e SSP do Amazonas, em apartamento de luxo. Perigoso e o segundo narcotraficante abaixo de Gelson Carnaúba, o Mano G, o conhecido Tio Patinhas, Clemilson dos Santos Farias, 38, foi preso em Pernambuco, em Jaboatã...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook