Madeira ilegal é apreendida em carga de caminhão na Manaus-Boa Vista

Condutor do caminhão apresentou documento falso da madeira serrada, transportada de Rorainópolis. Fotos: Divulgação PRF-AM

No KM 126 (atual 1009) da BR-174 (Manaus-Boa Vista), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a apreensão de um caminhão que transportava madeira, em pranchas, ilegalmente.

A apreensão ocorreu na noite desta quinta-feira (9). O flagrante foi durante fiscalização de rotina realizada na Unidade Operacional da PRF, no município de Presidente Figueiredo (distante 107 quilômetros de Manaus).

Documento falso

No caminhão estavam embarcados 28,25 m³ de madeira serrada. O condutor apresentou documento de origem florestal (DOF), porém, ao verificar a sua autenticidade, percebeu-se que se tratava de documento falso.

Segundo o condutor, que não teve o nome divulgado, a carga veio de uma madeireira na região de vila Equador, em Rorainópolis (RR).

O transporte ilegal de madeira é crime, previsto no parágrafo único do artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais, que tem como pena detenção, de seis meses a um ano, e multa, além do delito de uso de documento falso, constante no art. 304 do Código Penal, cuja pena é de reclusão, de dois a seis anos, e multa.

O condutor foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil do município de Presidente Figueiredo, juntamente com o veículo e a carga de madeira, para as medidas cabíveis.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *