Segunda-feira, 16 de julho de 2018

Praia do Tupé sedia 2ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus. Inscrições começam nesta terça

O período de vazante revela paisagens de rara beleza nas praias da região amazônica. E esse foi o cenário escolhido para que corredores amadores e profissionais possam participar, no próximo dia 8/12, da 2ª Corrida e Caminhada Ecológica Manaus, na Praia do Tupé, situada na comunidade São João, uma das seis comunidades que integram a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, situada a 25 minutos de Manaus. As inscrições estão abertas a partir desta terça-feira, 7/11, e poderão ser feitas no site www.ticketagora.com.br.

A prova é realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Juventude Esporte e Lazer (Semjel), em parceria com a Associação dos Locutores Esportivos do Amazonas (Aclea).

O trajeto da prova terá aproximadamente três quilômetros, com saída e chegada no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável Professor Roberto Vieira, no lado leste da praia, na parte alta em terra firme. No trajeto, será possível ao corredor ter o contato com a natureza preservada e a adrenalina de superar desafios como areais, trilhas dentro da floresta, trechos de charco e travessia de igarapés. Em visita técnica realizada no último domingo, 5, técnicos da Semmas, juntamente com o professor doutor Gilmar Couto, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), fizeram o reconhecimento do trajeto. “O percurso será inesquecível. Para quem participar, é uma oportunidade de conhecer e valorizar uma área preservada do município de Manaus”, explicou Gilmar Couto.

O objetivo do circuito de Corrida e Caminhada Ecológica, lançado em junho deste ano, com a prova realizada nas trilhas do Parque Municipal do Mindu, é exatamente o de fortalecer a gestão das áreas protegidas municipais. “Assim como o Mindu, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé é um santuário natural de grande beleza e importância estratégica para o mosaico de unidades de conservação existentes no Baixo Amazonas. Ela integra o sistema municipal de unidades de conservação geridas pela Prefeitura de Manaus, razão pela qual decidimos incluí-la nessa estratégia de fortalecimento da gestão por meio da realização de atividades que levem esporte, lazer e cultura para as comunidades locais”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, reforçando a disposição do prefeito Arthur Virgílio Neto em manter essas áreas protegidas e criar novas unidades de conservação municipais.

O número de vagas para a 2ª Corrida e Caminhada Ecológica – Etapa Tupé é limitado. Serão 300 vagas. Os participantes sairão da Marina do Davi, às 6h30, em cinco embarcações, cada uma com capacidade para 50 pessoas. “Essa iniciativa é uma nova alternativa de levar as pessoas para conhecer a região do Tupé e apoiar a Prefeitura de Manaus no processo de gestão da reserva, estimulando cada vez mais atividades que levem a grande massa para dentro das reservas, fazendo com que entendam, conheçam e valorizem as áreas protegidas”, afirmou o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes.

O presidente da Aclea, jornalista Eduardo Monteiro de Paula, destacou a importância do evento para quem pratica o esporte e para os moradores da reserva. “A corrida vai movimentar também a comunidade e dar oportunidade para os moradores mostrarem seu artesanato e cultura, fomentando a geração de renda para as famílias, que tem no turismo de base comunitária a sua principal rentabilidade”, lembrou.

A RDS do Tupé fica localizada na confluência do Rio Negro com o igarapé Tarumã, numa área de 11.973 hectares, gerida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semmas. As seis comunidades que integram a reserva têm no turismo de base comunitária e na agricultura familiar as principais fontes de renda. As comunidades são: São João, Julião, Livramento, Agrovila, Tatu e Colônia Central. Elas contam hoje com aproximadamente 5 mil moradores.

Histórico de Criação

Durante sua primeira gestão como prefeito, na década de 90, Arthur Virgílio Neto já tinha as atenções voltadas para a importância da preservação ambiental da região do Lago do Tupé. Em 1990, ele declarou o local como Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie). Por meio da Lei Municipal 321, toda a área hoje abrangida pela reserva foi declarada como Unidade Ambiental do Tupé – UNA Tupé.

 

Veja também

Homem é morto após tentar furar PM com tesoura Foto: Reprodução Um homem, de 24 anos, morreu ao ser atingido por um tiro no peito neste domingo (15),  na rua Paulo Sarmento, bairro Amazonino Mendes, zona Leste. Segundo a polícia, ele teria reagido a uma abordagem e atacou um policial com uma tesoura. O policial re...
Homem é morto durante troca de tiros com a polícia. Ele havia tentado assaltar três pessoas na Cidad... Com ele, a polícia apreendeu um revólver calibre 38. Foto: Divulgação Um homem, ainda não identificado, morreu na noite de sexta-feira (13) após uma troca de tiros com policiais militares, no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Ele tentou assaltar três pessoas ante...
Vem aí: 11ª Mostra de Música Canção da Mata com entrada gratuita. Confira a programação Banda Luneta Mágica. Foto: Divulgação A cidade de Manaus vai receber a 11ª edição da Mostra de Música Canção da Mata, do Sesc Amazonas, nos próximos dias 16 e 17 de julho, a partir das 20h, no palco do Teatro Amazonas, situado na Rua Eduardo Ribeiro, Centro da cidade. O ...
Compras de vestuário a partir de R$ 5? ‘Varal Sustentável’ leva bazar para shopping na z... O Varal Sustentável é apresentado ao público no formato que dá nome ao projeto, ou seja, as peças de calças, bermudas, camisas, sapatos e outros objetos são expostos em um varal à espera dos consumidores.  Foto: Divulgação O fim de semana pode ser uma oportunidade para com...
Fies ofertará mínimo de 155 mil vagas para o segundo semestre, com 50 mil a juro zero Foto: Reprodução O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ofertará, pelo menos, 155 mil vagas para o segundo semestre de 2018. Desse total, 50 mil oportunidades serão a juro zero. As inscrições para essa edição terão início na próxima segunda-feira, 16, exclusivamente ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook