Domingo, 22 de julho de 2018

Campanha de prevenção ao diabetes inicia no próximo dia 11

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, no dia 14 de novembro, Semsa faz campanha educativa para chamar atenção da população sobre como prevenir e tratar a doença. Foto: Divulgação

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abre, no próximo sábado (11), uma campanha educativa para chamar a atenção da população sobre como prevenir e tratar a doença.

As atividades de abertura acontecem das 8h às 12h, no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul, onde serão oferecidas diversas atividades, como Teste de Glicemia, IMC + Circunferência Abdominal, Avaliação Neuromotora do Pé Diabético, além de orientações nutricional, medicamentosa e de saúde bucal.

UBs

A campanha se estenderá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no período de 13 a 17, com ênfase na orientação sobre diabetes. Rodas de conversa, panfletagem, busca ativa de diabéticos e outras atividades fazem parte da programação que tem o objetivo de sensibilizar os usuários para o autocuidado.

“Sabemos que o diabetes é uma doença com diversas complicações e que, se não diagnosticada ou tratada de forma oportuna, causa sérias complicações na saúde e na qualidade de vida”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A Prefeitura de Manaus mantém programas permanentes em suas UBSs para esclarecer, diagnosticar e tratar a doença, com acompanhamento dos usuários e distribuição gratuita de medicamentos.

A chefe do Núcleo de Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia) da Semsa, Sinara Mady Flores, enfatiza que as UBSs oferecem o acompanhamento e monitoramento dos pacientes e realizam o programa de automonitoramento de glicemia capilar para os insulinodependentes, serviços específicos para o Pé Diabético, avaliação neuromotora, além do exame de dopller vascular”.

Prevenção

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo da data é chamar a atenção para a prevenção e tratamento adequado da doença, a fim de evitar complicações, melhorar a qualidade de vida e reduzir o impacto sobre os indivíduos, famílias e para os sistemas de saúde em geral.

Atualmente, estima-se que em todo o mundo 387 milhões de pessoas têm diabetes e que, em 2035, sejam 471 milhões. A OMS estima que o diabetes será a sétima causa de morte em 2030, por problemas cardiovasculares como infarto do agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

No Brasil estima-se que nove milhões de brasileiros tenham diabetes, o que corresponde a 6,2% da população adulta. Em Manaus mais de 92 mil pessoas vivem com essa patologia.

Prevenção

A diabetes tipo 2 é a única que pode ser prevenida, sendo responsável por mais de 90% dos casos da doença (maioria do sexo feminino). Adotar uma dieta saudável, atividade física regular, manter um peso corporal adequado, evitar o uso de bebidas alcoólicas e o fumo ajudam a prevenir ou retardar o aparecimento da doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o número de diabéticos está aumentando em virtude do crescimento, do envelhecimento populacional, da maior urbanização, da progressiva prevalência de obesidade e sedentarismo.

Veja também

Prefeito acompanha equipes de vacinação contra o sarampo no Jorge Teixeira Prefeito acompanhou vacinação noturna após vacinadores serem impedidos, um dia antes, de fazer trabalho por causa de ameaças de traficantes. Fotos: Alex Pazuello/ Semcom O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhou nesta quinta-feira (19), à noite no bairro Jor...
Ameaça de traficantes impedindo vacinação de sarampo repercute na mídia nacional. Secretário de Segu... Sete pessoas foram presas durante operação de varredura após ameaça de traficantes a agentes de saúde no Jorge Teixeira. Foto: Divulgação A notícia de que traficantes impediram moradores do bairro Jorge Teixeira, zona Norte de Manaus, de se vacinarem contra o sarampo rep...
Prefeitura inicia ofensiva contra sarampo com vacinação casa a casa em três bairros da zona Leste Com a meta de alcançar mais de 204 mil pessoas, prefeito Arthur Virgílio Neto deu o início da vacinação de casa em casa nas zonas da capital. Fotos: Alex Pazuello/ Semcom Com a meta de alcançar mais de 204 mil pessoas, com a imediata atualização da vacina Tríplice Viral,...
Prefeitura prepara ofensiva para interromper circulação do vírus do sarampo em Manaus Prefeito Arthur Virgílio comanda nova etapa de ações para conter avanço do sarampo na cidade. Foto: Mário Oliveira/ Semcom O prefeito Arthur Virgílio Neto comanda nesta segunda-feira (16), às 15h, o início de uma nova etapa de ações para conter o avanço do sarampo na cid...
Bebê de 7 meses é a primeira morte por sarampo confirmada em Manaus Primeira morte confirmada por sarampo dos casos notificados da doença foi de um bebê de 7 meses, que não havia sido vacinado. Foto: Divulgação A Prefeitura de Manaus confirmou nesta quinta-feira (5), a primeira morte por sarampo, desde que começaram a ser notificados cas...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook