Campanha de prevenção ao diabetes inicia no próximo dia 11

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes, no dia 14 de novembro, Semsa faz campanha educativa para chamar atenção da população sobre como prevenir e tratar a doença. Foto: Divulgação

Para marcar o Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abre, no próximo sábado (11), uma campanha educativa para chamar a atenção da população sobre como prevenir e tratar a doença.

As atividades de abertura acontecem das 8h às 12h, no Parque Municipal do Idoso, zona Centro-Sul, onde serão oferecidas diversas atividades, como Teste de Glicemia, IMC + Circunferência Abdominal, Avaliação Neuromotora do Pé Diabético, além de orientações nutricional, medicamentosa e de saúde bucal.

UBs

A campanha se estenderá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no período de 13 a 17, com ênfase na orientação sobre diabetes. Rodas de conversa, panfletagem, busca ativa de diabéticos e outras atividades fazem parte da programação que tem o objetivo de sensibilizar os usuários para o autocuidado.

“Sabemos que o diabetes é uma doença com diversas complicações e que, se não diagnosticada ou tratada de forma oportuna, causa sérias complicações na saúde e na qualidade de vida”, destaca o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

A Prefeitura de Manaus mantém programas permanentes em suas UBSs para esclarecer, diagnosticar e tratar a doença, com acompanhamento dos usuários e distribuição gratuita de medicamentos.

A chefe do Núcleo de Controle da Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia) da Semsa, Sinara Mady Flores, enfatiza que as UBSs oferecem o acompanhamento e monitoramento dos pacientes e realizam o programa de automonitoramento de glicemia capilar para os insulinodependentes, serviços específicos para o Pé Diabético, avaliação neuromotora, além do exame de dopller vascular”.

Prevenção

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo da data é chamar a atenção para a prevenção e tratamento adequado da doença, a fim de evitar complicações, melhorar a qualidade de vida e reduzir o impacto sobre os indivíduos, famílias e para os sistemas de saúde em geral.

Atualmente, estima-se que em todo o mundo 387 milhões de pessoas têm diabetes e que, em 2035, sejam 471 milhões. A OMS estima que o diabetes será a sétima causa de morte em 2030, por problemas cardiovasculares como infarto do agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

No Brasil estima-se que nove milhões de brasileiros tenham diabetes, o que corresponde a 6,2% da população adulta. Em Manaus mais de 92 mil pessoas vivem com essa patologia.

Prevenção

A diabetes tipo 2 é a única que pode ser prevenida, sendo responsável por mais de 90% dos casos da doença (maioria do sexo feminino). Adotar uma dieta saudável, atividade física regular, manter um peso corporal adequado, evitar o uso de bebidas alcoólicas e o fumo ajudam a prevenir ou retardar o aparecimento da doença.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o número de diabéticos está aumentando em virtude do crescimento, do envelhecimento populacional, da maior urbanização, da progressiva prevalência de obesidade e sedentarismo.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *