Susam abre inscrições para Simpósio de Saúde Mental

 

Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio de Saúde Mental, evento que será realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), por meio do Centro de Reabilitação em Dependência Química Ismael Abdel Aziz. Serão disponibilizadas 150 vagas, para estudantes, profissionais de saúde e familiares de dependentes químicos em tratamento. O simpósio será realizado nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Auditório João Bosco, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM).

A inscrição para a participação é gratuita e pode ser feita pelo email [email protected]om. No corpo do email é preciso informar nome, telefone para contato, função e instituição. Para o dia do evento, a organização pede aos inscritos que contribuam com um pacote de fralda descartável, para ser doada a abrigos infantis.

O objetivo do evento é proporcionar aos profissionais e também às famílias de dependentes químicos uma oportunidade de entender como o uso de substâncias químicas em exagero pode contribuir para patologias mentais. Por isso, o tema ‘Dependência Química – Uma questão de Saúde Mental’ foi escolhido para guiar as mesas de discussões, palestras e dinâmicas do encontro.

Rede estadual

A diretora da unidade de saúde, Lourdes Siqueira, ressaltou a importância de discutir a dependência química como uma doença que ocasiona tantas outras. “Além de discutir questões que são do interesse de todos, vamos dar a oportunidade das pessoas verem o que a rede estadual de saúde tem feito e como temos tratado esse problema do uso abusivo de álcool e outras drogas. Nós tratamos a dependência como a doença que ela realmente é, mas precisamos difundir essa informação.”, lembrou.

Visita

Para o terceiro dia do encontro, está programada uma visita ao Centro de Reabilitação, localizado na AM-010, quilômetro 53 da rodovia, que há três anos é responsável por tratar dependentes químicos, pelo sistema público estadual de saúde. A unidade possui uma estrutura que atende, hoje, cerca de 100 pessoas.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *