FIEAM recebe comitiva da América Latina para negociação com empresários locais

Pedro Monteiro, da Virrosas (à direita), apresenta seus produtos para a Pifenur S.A do Uruguai. Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN Amazonas), recebeu nesta sexta-feira (20) a Comitiva do Projeto Itinerante do setor de alimentos, bebidas, químicos e farmoquímicos no Encontro de Negócios entre importadores e produtores regionais Amazônia. O evento é uma realização da Rede CIN e Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A comitiva é formada pelas empresas Cadena Real S.A (Paraguai), Cruzimex Ltda (Bolívia), Eurocosméticos SAS (Colômbia), Hatramij (Suriname), Mercotrol Edd, S.L (Espanha), Pifenur S.A (Uruguai) e Supermercados Riba Smith S.A (Panamá), que passará ainda por Belém, em 23 de outubro, e em Belo Horizonte, 26 de outubro.

De acordo com o empresário Arcelino Ribeiro, da empresa Infruta, o encontro é uma oportunidade muito para boa para os empresários locais mostrarem os seus produtos. Arcelino trabalha com Açaí e embalagem asséptica, que não leva conservante e nem corantes em sua fabricação, possuindo durabilidade de até um ano em temperatura ambiente, além de não ser preciso refrigerar e congelar o produto, facilitando assim a exportação, pois não precisa de um contêiner refrigerado.

“Vi que muitos se interessaram, mas pelo fato de estar mais perto, vi uma possibilidade de negócios com o Uruguay, mas vamos ver, vamos esperar o andamento da negociação”, frisou Ribeiro.

Outro que agradeceu a oportunidade do encontro foi o empresário e representante da Cervejaria Rio Negro, Bruno Silva, desde 2014 no mercado local com cervejas e chopes artesanais. “Acho que é muito proveitoso juntar compradores da América Latina com vendedores da Amazônia, sonho desde que iniciei os trabalhos com a cervejaria, levar nossa marca e a nossa região para o resto do mundo. Esperamos que os contatos que fizemos hoje, se transforme em bons negócios para todas as partes”, disse Silva.

A Cervejaria Rio Negro já faz parte do cardápio de mais de 80 pontos da cidade, como Manauara, Via Norte, Frankfurt Bar, entre outros. Bruno espera expandir ainda mais suas vendas quando iniciar sua fabricação de cerveja engarrafada, já que hoje trabalha apenas com distribuição de seu produto em barris.

O gerente do CIN/AM, Marcelo Lima, explica que sente as dificuldades que as empresas têm aqui, não só na produção, como também na dificuldade de recursos financeiros. “A FIEAM já está formando o núcleo de acesso ao crédito que visa justamente facilitar a viabilidade de recursos financeiros e as taxas subsidiárias para essas empresas começarem seu processo de alavancagem”, frisa Lima.

Em Manaus, o setor escolhido para realização de negócios foi o de alimentos, bebidas e cosméticos, de acordo com Marcelo Lima. “Nós vamos dar oportunidade para as Micro e Pequenas Empresas do Amazonas a oferecer os seus produtos, produtos oriundos da floresta, que são vistos pelo mundo, como produtos de primeiro mundo, em decorrência da própria sustentabilidade da floresta amazônica”, frisa o gerente.

O gerente disse que é importante o apoio da Apex-Brasil e da CNI para quem busca adentrar ao mercado exportador, e que em Manaus as empresas já usufruem desses incentivos, por meio de programas como a APEIX, que oferecem em parceria com o CIN/AM capacitações e treinamentos para mais de 90 empresas locais.

A Virrosas é uma das empresas que já utilizam programas oferecidos pela Apex-Brasil, no qual realizam treinamentos e capacitações para alavancar as exportações dos produtos Virrosas.

“É de grande importância para a Virrosas participar de programas e eventos como esse do CIN, por conta das possibilidades de ampliação dos negócios. Estamos consolidados no mercado da Região Norte, esse ano fizemos investimentos que nos possibilitaram prospectar outros mercados, e aqui é uma grande oportunidade de estreitar as relações com esse comércio exterior”, frisa Monteiro.

Veja também
Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *